Educação selecionará 4 mil alunos para serem monitores de informática
Outras 8.242 vagas serão abertas posteriormente, totalizando 12.242 estagiários
A Secretaria da Educação lançou o Acessa Escola, projeto que manterá abertos, durante todo o período de aulas, os laboratórios de informática das escolas estaduais. Os estudantes poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, e terão o auxílio de monitores treinados.
Nesta segunda-feira, 12, a Secretaria da Educação e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) abrem inscrições para a contratação de 4 mil estagiários, que serão os monitores dos laboratórios, recebendo R$ 340 mensais pelo trabalho (leia abaixo). Outras 8.242 vagas serão abertas posteriormente, totalizando 12.242 estagiários.
Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para 4 mil estudantes do ensino médio, o Acessa Escola irá proporcionar capacitação aos adolescentes, que serão treinados em seis módulos sobre informática, para virar monitores.
A carga horária de trabalho dos monitores será de 4 horas diárias, pela manhã (8 às 12 horas), tarde (12 às 16 horas) ou noite (16 às 20 horas). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnicos pedagógicos das Diretorias de Ensino.Três fases – O governo do Estado mantém, atualmente, 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).
O Acessa Escola está dividido em três fases, atingindo ao seu final todas as escolas de ensino médio do Estado. As 4 mil vagas abertas a partir de segunda-feira serão para as duas fases iniciais, em mil escolas. Estes alunos começarão a trabalhar a partir de agosto. Posteriormente serão abertas mais vagas.
O projeto irá atingir as escolas estaduais de ensino médio também em três fases: 500 até o fim de 2008 (todas na capital), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até o final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.
Serviço:
Podem concorrer aos estágios todos os alunos do 1o e 2o anos do ensino médio das escolas estaduais. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer à secretaria da escola em que estuda, entre os dias 12 e 21 de maio. A seleção será por intermédio de prova objetiva, em 22 de junho, que avaliará raciocínio lógico e familiaridade com informática
Da Secretaria da Educação
C.M.
05/11/2008
Artigos Relacionados
Educação selecionará 4 mil alunos para serem monitores de informática
Lei de Informática: acordo não prevê perdão e Manaus não terá incentivos adicionais para monitores
Educação: Cepam treina monitores para o Redescobrindo o Interior 2006
Educação: Jovens fazem curso de livreiros para serem atendentes na Bienal do Livro
Educação: Jovens fazem curso de livreiros para serem atendentes na Bienal do Livro
Educação encerra inscrições para monitor de informática