Educadora sugere formar professores em regime intensivo similar ao da residência médica
Para a educação chegar a novo patamar de qualidade, será necessário mudar radicalmente a estrutura de formação dos professores do país, conforme avaliou a educadora Guiomar Namo de Melo em audiência nesta quarta-feira (29) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Ela sugeriu que a formação seja feita em tempo integral, em unidades de ensino especialmente concebidas para essa finalidade, em regime de dedicação similar ao aplicado aos estudantes de medicina nas residências médicas.
Nesses centros, os formandos recuperariam conteúdos do ensino básico que não dominam, além de ter possibilidade de se transformar em verdadeiros leitores e produtores de textos, com acesso ainda a experiências em outras linguagens. Eles receberiam bolsa de estudos nesse período.
- Deixamos a profissão para quem cursou o ensino médio noturno. São eles que vão fazer cursos de pedagogia e vão pagar caro por isso. Depois vão dar aula em escolas públicas e ainda serão culpados pela má qualidade do ensino que demos para eles. É uma impiedade o que estamos fazendo com nossos professores - afirmou.
A audiência tratou da valorização do magistério e deu sequência a uma série de debates em que a comissão antecipa a análise do novo Plano Nacional de Educação (PNE). O plano preparado pelo governo, que deverá valer para os próximos dez anos, ainda está em exame na Câmara dos Deputados.
Participaram ainda da audiência o coordenador-geral de Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Vander Oliveira Borges; o presidente da Associação Brasileira de Educação, Edgar Flexa Ribeiro; e o secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno de Araújo Filho.
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29/06/2011
Agência Senado
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