Educadores têm até 4 de outubro para escolher livros didáticos de 2011



Os livros didáticos chegarão às salas de aula em março de 2011 para mais de cinco milhões de alunos devem ser escolhidos até 4 de outubro. A seleção deve ser realizada por educadores, gestores, dirigentes das redes de ensino estadual, municipal e federal, que oferecem alfabetização e educação de jovens e adultos no país. A relação das obras está no Guia do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos do Ministério da Educação (MEC).


A escolha envolve as redes de 3.402 prefeituras, secretarias estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia que aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), em 2010. 


O diretor de políticas de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Jorge Teles, destaca ser importante a mobilização e a participação amplas de gestores e educadores  no processo de escolha das obras.


Para jovens e adultos em turmas de alfabetização, o guia oferece uma relação de 14 livros, enquanto que para os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos são três coleções. 


Já para aqueles que cursam os anos finais do ensino fundamental, duas coleções. Estão disponíveis também duas obras didáticas regionais que tratam da história e da geografia do Ceará e de Pernambuco.


No mesmo guia, dirigentes e educadores encontram informações detalhadas sobre a realização de encontros coletivos para a escolha das obras, como deve ser feito o registro, pela internet, no formulário do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o prazo estabelecido.


Além de decidir que livros e coleções desejam ter nas salas de aula, os professores devem consolidar as escolhas no sistema eletrônico disponível na página do FNDE. O guia sugere, ainda, que as redes façam duas opções de livros para a alfabetização ou duas coleções para cada segmento da educação de jovens e adultos.


Fonte:
Ministério da Educação



17/09/2010 12:42


Artigos Relacionados


Escolas públicas começam a receber em outubro os livros didáticos para 2012

Mais de 200 municípios não receberão livros didáticos do MEC em 2011

MEC prorroga até dia 8 prazo que escolas públicas escolham livros didáticos de 2011

Relação de livros didáticos para o ano de 2014 é aprovada

MEC divulga lista dos livros didáticos aprovados para o ano que vem

Editores poderão inscrever livros didáticos para 2016