Efraim Morais defende propostas de combate à seca no Nordeste



Em pronunciamento nesta quarta-feira (15), em Plenário, o senador Efraim Morais (DEM-PB) disse que as divergências políticas devem ser superadas diante de propostas que podem "reverter o quadro de pobreza e penúria" gerado pela seca no Nordeste. Entre essas propostas, disse o senador, encontram-se o projeto do Executivo que trata da transposição do Rio São Francisco e o projeto de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que institui a Política Nacional de Combate e Prevenção à Desertificação.

A matéria (PLS 70/07) encontra-se na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde recebeu voto favorável do relator, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO).

- A desertificação do semi-árido, ameaça que assusta a Região Nordeste, é uma tragédia ambiental que precisa ser evitada a todo custo. E não há outro meio de fazê-lo senão pela ação efetiva e imediata do Estado - afirmou o senador.

Efraim Morais ressaltou que a desertificação não é um problema meramente regional. Suas repercussões são de âmbito nacional, quer pelo agravamento dos problemas sociais, quer pela repercussão negativa internacional que um desequilíbrio ambiental desse porte representa para o país.

Em relação à proposta de transposição do Rio São Francisco, Efraim afirmou que as críticas dirigidas ao projeto decorrem de "equívoco e de desconhecimento de causa". Ele salientou que o projeto foi bem aceito pela sociedade dada a rapidez de resultados que pode proporcionar, a um custo razoável, tendo em vista as dimensões da obra.

- O projeto esbarra, porém, em resistências políticas localizadas, que geram discussões menores, que invocam inconvenientes técnicos fictícios e mostram, no fundo, má fé ou desinformação, quando não as duas coisas ao mesmo tempo - disse, salientando que a transposição irá beneficiar a 11 milhões de nordestinos.

Em seu pronunciamento, Efraim comunicou a realização, na cidade de Cajazeiras (PB), neste sábado (18), de um ato público para mobilizar e sensibilizar autoridades e a sociedade civil para a importância do projeto de transposição do Rio São Francisco. O evento é promovido pelo Comitê Paraibano em Defesa da Integração de Bacias e da Transposição de Águas do Rio São Francisco, presidido pelo arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto.



15/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais diz que seca do Nordeste é grave e pede socorro a Lula

Efraim Morais alerta que atual seca do Nordeste é grave e pede socorro a Lula

Efraim Morais quer incentivos para o Nordeste

Efraim Morais defende aprimoramento do serviço público

Efraim Morais defende choque de gestão em meio ambiente

Efraim Morais se defende de denúncia de contratação de "funcionários fantasmas"