Efraim Morais defende aprimoramento do serviço público



O líder do bloco da minoria, senador Efraim Morais (PFL-PB), defendeu nesta terça-feira (22) a valorização do serviço público no Brasil, com a formação de um corpo técnico profissional, não recrutado pelo simples alinhamento partidário, mas sim pela capacidade técnica e pela habilidade gerencial. O senador criticou duramente o que considerou -um descaso- do presidente da República e do governo com a greve dos servidores públicos:

- Ao desdenhar a movimentação do funcionalismo público em defesa de seus direitos, configurada, infelizmente, em movimento paredista, o presidente da República, segundo a imprensa, disse que -a greve não atrapalha as reformas, não prejudica o governo e nem a votação-. Devo informar ao presidente que a greve prejudica, e muito, o governo - disse Efraim Morais.

O líder da oposição disse que os membros do governo têm praticado -bravatas-, que tiram a tranqüilidade do país e são -segura fonte de risos aos mais bem-humorados observadores da realidade nacional-. Segundo Efraim Morais, o Estado não pode prescindir do funcionalismo público, do seu corpo administrativo especializado.

- Espaços nacionais sem um Estado constituído desintegram-se no caos. E não existe Estado sem um eficiente corpo de servidores - afirmou o senador.

Ele acrescentou que mesmo as propostas mais liberais de redução do tamanho do Estado respeitam a existência de uma série de funções e atribuições públicas que devem ter continuidade, -e certamente implicam a existência, profissionalização e valorização do funcionário público de carreira-.

Morte de jornalista

Efraim Morais homenageou também a memória do jornalista, escritor e ex-deputado estadual Jório de Lima Machado, que morreu nessa segunda-feira (21) no Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, na Paraíba, em decorrência de parada cardiorrespiratória conseqüente a um acidente automobilístico na BR-230.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim Morais defende choque de gestão em meio ambiente

Efraim Morais se defende de denúncia de contratação de "funcionários fantasmas"

Efraim Morais defende propostas de combate à seca no Nordeste

Valter Pereira defende o aprimoramento profissional do servidor público

Efraim destaca ato do Senado sobre gestão de contratos no serviço público

Efraim Morais abre ordem do dia