Efraim pede ajuda do governo federal para a Paraíba



Diante das fortes chuvas que atingem a Paraíba, depois de nove meses de seca, o senador Efraim Morais (DEM-PB) pediu nesta terça-feira (1º) que o governo federal envie ajuda ao estado, na forma de recursos. Segundo a defesa civil, já há 4 mil desabrigados, tendo-se registrado a morte de 11 pessoas até o último domingo.

- Como parlamentar, muitas vezes pedi ajuda para o meu estado por causa da seca, mas o excesso de chuvas me faz agora apelar em sentido contrário - disse o senador.

Segundo ele, um município como o de Cabaceiras, onde a precipitação não passa de 100 milímetros cúbicos por ano, tem registrado 300 milímetros cúbicos em um só dia.

Dirigindo-se ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o senador pediu que a ajuda seja enviada o mais rápido possível, uma vez que há grande sofrimento entre os que perderam casas e plantações. Além disso, as chuvas continuam e devem permanecer fortes nos próximos dias. Há também a expectativa do rompimento de barragens.

Efraim elogiou a ação do governo estadual e do Exército, que já está atuando em algumas cidades, inclusive na cidade do senador, Santa Luzia. De acordo com o parlamentar, tanto o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) quanto o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) iniciaram obras de reparos nas rodovias federais e estaduais.

O senador alertou à população para que evite os tradicionais banhos de açude, uma vez que a cheia aumentou a profundidade das águas e a força da correnteza, o que facilita os afogamentos.



01/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Efraim pede ao governo federal recursos para hospitais na Paraíba

Efraim pede ajuda para desabrigados na Paraíba

Roberto Cavalcanti apela por ajuda do governo federal para calamidade na Paraíba

Mão Santa pede ajuda do governo federal para a saúde no Piauí

Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia

Antero pede ajuda do governo federal para socorrer desabrigados em Cuiabá