Egressos do sistema prisional aprendem nova profissão



Parceria entre SAP e Instituto Lygia Jardim dá oportunidade a homens e mulheres recém saídos da prisão

Desde o início de 2006, uma parceria entre o Serviço de Apoio Sócio-educativo de Capacitação e Orientação Profissional (SASECOP) do Instituto Lygia Jardim e a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) garante formação técnica qualificada que dá a oportunidade de reabilitação e reintegração na sociedade a indivíduos em situação de exclusão. Em setembro, mais uma turma de egressos do sistema prisional de São Paulo recebeu certificados dos cursos de pintor, eletricista, pedreiro, costureira, manicure e vendedor oferecidos pelo

Cada curso dura em média três meses e são ministrados por professores do serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles utilizam as dependências do próprio Instituto como sala de aula, onde são feitas texturas e pinturas nas paredes; reparos e novas instalações elétricas, bem como a construção de pequenas salas unindo aprendizado com a conservação do espaço que servirá para que novos alunos adquiram a mesma capacitação profissional.

“Metade dos alunos já saem empregados, o que demonstra que o trabalho de reintegração social está sendo concretizado”, afirma a coordenadora do SASECOP, Maria Stela Uva Adolfo. “Exemplo disso é o egresso Edmilson Rosendo Silva – formando do curso de Elétrica e que atualmente cursa pedagogia na Unip”, ressalta.

“Além da qualificação profissional, os cursos representam aos egressos uma oportunidade de reescrever a vida, uma vez que há a elevação da auto-estima e a conseqüente crença de que agora poderão fazer a diferença”, destaca a pedagoga e técnica de acompanhamento do Núcleo de Egressos do Departamento de Reintegração Social Penitenciário (NEDRSP), Jupira Oliveira.

Além de egressos do sistema prisional, o Instituto capacita também moradores de rua, migrantes e exilados dando-lhes a oportunidade da inclusão no mercado de trabalho. 

SERVIÇO

Instituto Lygia Jardim

Rua São Domingos, 39 E 51

Tel: 3662.0273 / 3242.7601

Da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária

(I.P.)



10/09/2007


Artigos Relacionados


Convênio abrirá vagas de trabalho para egressos do sistema prisional

Programa Renda Cidadã aumenta vagas para egressos do sistema prisional

Estado aumenta vagas do Renda Cidadã para egressos do sistema prisional

Nova Lei de Execução Penal prevê medidas para mudar sistema prisional

Time do Emprego capacita egressos do sistema penitenciário em Campinas

CCDH debate reinserção de apenados e egressos do sistema penitenciário