ELCIO ALVARES: "FHC JAMAIS ACEITARIA O TOMA-LÁ-DÁ-CÁ"



"O presidente Fernando Henrique Cardoso jamais admitiria a política do toma-lá-dá-cá". A afirmação é do líder do governo, Elcio Alvares (PFL-ES), ao sustentar hoje (dia 9), em plenário, que o chefe do governo desconhece a possibilidade de algum subordinado condicionar a liberação de verbas orçamentárias a apoio político. Num aparte ao senador Eduardo Suplicy (PT-SP), ele disse que a posição do presidente é a favor do completo esclarecimento dos fatos.

Elcio Alvares sustentou que o presidente da República não admite que direitos garantidos a todos sejam submetidos a interesses políticos. Ele disse que também deseja que os ministros Luís Carlos Santos (Coordenação Política) e Carlos Albuquerque (Saúde) apresentem seus esclarecimentos, mas insistiu em afirmar que é injusto atribuir ao presidente Fernando Henrique Cardoso participação nesse processo.

- Refuto a afirmação de que o presidente comanda esse procedimento - frisou o líder, observando que ninguém desconhece que existe uma luta interna no PMDB entre os que desejam lançar candidato na corrida sucessória e os que preferem apoiar a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso. "Envolver o presidente da República nisso não é justo", afiançou o líder.

O senador Gérson Camata (PMDB-ES) também aparteou Suplicy para testemunhar exatamente que o governo tem beneficiado mais oposicionistas que governistas na liberação de verbas orçamentárias. "No contingenciamento do ano passado, observei que os parlamentares que conseguiram liberar mais recursos foram os que votam contra o governo", sustentou Camata.

Camata informou que o governador do Espírito Santo, que sistematicamente se posiciona contra o presidente da República, não teve uma só obra paralisada por falta de verbas e foi quem mais recebeu recursos do governo, inclusive para fazer pagamento de pessoal. "Isso é uma mostra da imparcialidade do presidente Fernando Henrique Cardoso, porque o governador do Espírito Santo é da oposição", observou o senador.



09/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ELCIO ALVARES DIZ QUE PRESIDENTE NÃO TEM NADA A TEMER

FRANCELINO ELOGIA CONDUTA DE ELCIO ALVARES

ELCIO ALVARES: ATUAÇÃO DE GEISEL FOI INESQUECÍVEL

ARRUDA REPUDIA INSINUAÇÕES CONTRA ELCIO ALVARES

ELCIO ALVARES ELOGIA O TRABALHO DE ANTONIO CARLOS

ELCIO ALVARES: "TRABALHO DE JOSAPHAT HONRA O SENADO"