Eleição presidencial marca homenagem ao Dia Internacional da Mulher



A comemoração do Dia Internacional da Mulher, feita pelo Congresso nesta terça-feira (9), foi marcado por declarações políticas acerca da campanha presidencial de outubro. A presença da pré-candidata do governo, ministra Dilma Rousseff, ainda no cargo de chefe da Casa Civil, provocou declarações favoráveis à eleição de uma mulher para ocupar o Palácio do Planalto, da parte da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), mas também questionamentos sobre uma opção baseada no gênero, estes da parte da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Entusiasmada com a presença da ministra, Serys deixou de lado o discurso que trouxe escrito e improvisou, enaltecendo as qualidades de Dilma, a visita que a ministra fez nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro, e completou afirmando que chegou a hora de uma mulher ocupar a Presidência da República.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), por sua vez, disse que não se pode escolher um presidente da República apenas com base em gênero, raça, religião, mas com base no que propõe, nos projetos, na experiência administrativa e no seu passado. Acrescentou que as mulheres brasileiras não aceitariam uma mulher na Presidência para reproduzir a política que tem sido feita até hoje pelos homens, com alianças questionáveis, éticas momentâneas. Para Marisa, as mulheres têm sido meros apêndices dos homens, e a política de cotas, que reserva 30% das vagas proporcionais para mulheres, não tem funcionado a contento.

Marisa Serrano lembrou ainda da ex-primeira dama Ruth Cardoso, como mulher que realizou mudanças efetivas no país em favor das minorias. Já a ministra Dilma Rousseff listou as realizações do governo Lula e mencionou projetos futuros, como o aumento do programa de creches.



09/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher inicia com homenagem às servidoras

Jader comenta prévias para eleição presidencial

Heráclito diz que não haverá turno extra da eleição presidencial

Ideli comenta pesquisas sobre eleição presidencial

Não existe interferência presidencial na eleição do Maranhão, informa porta-voz