Ideli comenta pesquisas sobre eleição presidencial



A senadora e líder do PT, Ideli Salvatti (PT-SC), comentou nesta quarta-feira (19) as mais recentes pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha e pelo Ibope sobre a eleição de outubro próximo. Segundo ela, o comando de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi surpreendido pelo crescimento do ex-governador Geraldo Alckmin.

- Pesquisa é o retrato daquele momento e, muitas vezes, aquilo que se configura na pesquisa não se confirma nas urnas - avaliou.

Ideli lembrou que, em 2002, as pesquisas de boca-de-urna a colocavam em quinto lugar na preferência do eleitorado catarinense, mas acabou sendo eleita e o primeiro colocado nas pesquisas ficou em quarto após a contagem dos votos.

Analisando os dados da pesquisa realizada pelo Ibope em Santa Catarina, a senadora calculou que quem teve crescimento no índice de rejeição foi o candidato Geraldo Alckmin e não o presidente Lula. Segundo o Ibope, Lula é o campeão de rejeição no estado, com 41%, e Alckmin tem o menor percentual nesse quesito, com 12%.

Ideli disse ainda que Alckmin está bem nas pesquisas em Santa Catarina porque o candidato tucano tem marcado presença no estado a cada duas semanas. Ela também assinalou que Alckmin tem "um palanque sólido" no estado construído por uma aliança que tem apresentado problemas.

A senadora disse que o prefeito de São Francisco do Sul, Odilon Ferreira (PMDB), já anunciou que votará em quem quiser "e que não é louco de fazer campanha para outro candidato que não seja o presidente Lula". Segundo Ideli, o município recebeu "uma atuação muito significativa da União" e o estado contou com grandes investimentos do governo federal, como a duplicação da BR-121, obras em quatro portos e o aumento de três para sete escolas técnicas.

Ideli também apresentou requerimento de pesar pela morte do ator Raul Cortez, que recebeu adesão do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

19/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SESSÃO PLENÁRIA/Foscarini comenta sobre posição do PMDB na eleição presidencial

Jader comenta prévias para eleição presidencial

Saturnino quer debate sobre concentração de renda no segundo turno da eleição presidencial

Ideli comenta debates sobre educação e previdência realizados no Senado

Ideli Salvatti comenta estudo do Ipea sobre melhoria da renda no Brasil

Eleição presidencial marca homenagem ao Dia Internacional da Mulher