Eleito pela segunda vez presidente da CDH, Paim quer ampliar diálogo com a sociedade



Eleito por unanimidade presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que pretende fazer do colegiado um espaço voltado para o conjunto da população brasileira, onde a sociedade possa encaminhar demandas e dialogar com os senadores. Esta é a segunda vez que o parlamentar vai presidir a comissão - a primeira vez foi no biênio 2007-2008. Ainda na reunião desta quarta-feira (2), a senadora Ana Rita (PT-ES) foi eleita vice-presidente da comissão.

VEJA MAIS

- Esta é a única comissão do Senado que tem um negro na presidência e uma mulher como vice. Isso mostra o compromisso da CDH com o combate a todo tipo de preconceito, a todo tipo de violência e com a construção de um mundo melhor para todos - disse Paim.

O senador anunciou que, na próxima reunião, apresentará aos integrantes da comissão um plano de trabalho para o ano. Conforme informou, já existem diversos requerimentos de audiências públicas e proposições aguardando deliberação. O parlamentar sugeriu que as reuniões do colegiado ocorram sempre às quintas-feiras.

Entre os itens a serem apreciados está requerimento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) propondo convite à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, para que exponha o trabalho que pretende fazer à frente da pasta. Simon também propôs voto de louvor à ministra, pelo pronunciamento feito na segunda-feira (28) em reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Genebra.

Ao falar aos senadores, Ana Rita destacou a responsabilidade da comissão na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência contra esse grupo da sociedade. Para ela, a comissão deve estudar as diferentes dimensões do problema, que envolve inclusive a emancipação econômica das mulheres.

- Muitas mulheres que sofrem violência deixam de denunciar por dependência econômica do parceiro, do marido ou do pai. Precisamos aprofundar os debates sobre essa questão - disse.



02/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério quer ampliar o diálogo sobre a demarcação de terras

Frente Parlamentar pela Educação do Campo vai promover diálogo entre governo e sociedade

Paim é eleito presidente da Subcomissão de Emprego e Previdência

Paulo Paim é eleito presidente da Subcomissão do Idoso

Novo presidente da Representação Brasileira no Mercosul será eleito segunda-feira em Montevidéu

Paim quer diálogo entre Mercosul e Aliança do Pacífico