Eleitor ausente no 1º turno poderá votar no 2º turno das eleições



Neste domingo (29), os quase 126 milhões de eleitores brasileiros voltam às urnas para participar do 2º do turno das eleições de 2006. Enquanto o eleitorado de todo o país vai escolher um dos dois candidatos que disputam a Presidência da República, eleitores de dez estados (Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) terão de votar também para governador. As seções eleitorais vão funcionar de 8h às 17h, quando se inicia a apuração dos votos.

Quem não votou no 1º turno das eleições, poderá fazê-lo se não estiver sem votar por três turnos consecutivos ou se tiver justificado sua ausência dentro do prazo legal. Mas, se o eleitor estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito, deverá justificar sua ausência preenchendo o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. O formulário poderá ser impresso diretamente dos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) na Internet ou retirado pessoalmente, até este sábado (28), junto aos cartórios eleitorais e às mesas receptoras de justificativa.

Caso o eleitor não queira preencher antecipadamente (sem assinar) o formulário, poderá fazê-lo no próprio domingo (29), em qualquer seção eleitoral ou mesa receptora de justificativa. É necessário comparecer aos locais de votação ou justificativa portando título eleitoral ou outro documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Essa mesma prova de identificação é exigida do eleitor. Os 86.360 eleitores brasileiros que residem no exterior também poderão votar no 2º turno, desde que estejam quites com a Justiça Eleitoral.

Em relação ao processo de apuração dos votos, a expectativa do Tribunal Superior Eleitoral é de que seja concluído mais rapidamente do que no 1º turno. A estimativa é de que 90% dos votos estejam totalizados até as 22h do domingo (29). O vencedor da disputa para a Presidência da República deverá ser anunciado pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, por volta das 23h.

A divulgação dos resultados da eleição para os governos estaduais será iniciada assim que os respectivos TREs obtenham as totalizações regionais dos votos. Já para o cargo de presidente da República, dados sobre a apuração dos votos só poderão ser informados quando terminar a votação no Acre, às 19h (horário de Brasília).



27/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eleitor que perdeu prazo de cadastro não pode votar em trânsito no 2º turno

Eleitor tem 60 dias para justificar ausência de voto no segundo turno

Eleitor tem até quinta (30) para justificar ausência de voto no segundo turno

Bohn Gass diz que eleitor vai avaliar melhor os projetos políticos no 2º turno

Votação em primeiro turno da PEC dos Vereadores é concluída; começa análise em segundo turno

Senado aprova PEC dos Vereadores em 1º turno e 2º turno será nesta quarta