Eletrosul alerta proprietários rurais contra queimadas perto de linhas de transmissão



Iniciada em 1995, campanha diminuiu de nove para zero o número de casos de queimaduras por contato com rede elétrica


Mais de 5.500 famílias donas de propriedades rurais em que passam linhas de transmissão da Eletrosul vão receber, em casa, orientações para evitar queimadas próximas a rede elétrica. A visita domiciliar é uma das ações da Campanha Contra Queimadas desenvolvida pela subsidiária Eletrobrás, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, desde 1995, nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A Eletrosul alerta que atear fogo perto das linhas de transmissão pode causar acidentes graves, interromper o fornecimento de energia elétrica e deixar cidades inteiras sem luz, comprometendo os serviços e causando prejuízos à população. O número de casos de queimaduras causadas por contato com a rede elétrica caiu de nove para zero, desde o início da campanha.

Nos quatro estados de abrangência da campanha, o período de maior incidência de queimadas é entre os meses de junho e novembro. Nessa época, a vegetação está mais seca e os agricultores costumam queimá-la para limpar a área, prática que além de interferir negativamente no meio ambiente, pode gerar danos à saúde da população. 

A subsidiária lembra que as queimadas em áreas avaliadas como de risco para as empresas concessionárias de energia elétrica são consideradas crime pelo Decreto 2.661, de julho de 1998. O texto estabelece que é vedado o emprego de fogo em uma área de 15 metros dos limites das faixas de segurança das linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica e 100 metros ao redor da área de domínio de subestação de energia elétrica.

Leia mais:

Queimadas podem ocasionar bronquite e enfisema

Brasil emite menor quantidade de gás carbônico entre os países do Brics

Eletrosul inaugura complexo de geração eólica no Rio Grande do Sul

 

Fonte:

Eletrosul

 

26/06/2012 18:49


Artigos Relacionados


Osmar Dias alerta para conflito entre índios e proprietários rurais em Umuarama, no Paraná

Eletrosul promove campanha de prevenção às queimadas

Eletrobras Eletrosul aumenta participação em empresas de transmissão de energia

Ibama e Eletrosul regularizam Sistema de Transmissão de Energia Elétrica

Eletrosul e Copel ganham dois lotes do leilão de transmissão da Aneel

Eletrosul amplia capacidade de transmissão de energia no Planalto Norte Catarinense