Eletrosul amplia capacidade de transmissão de energia no Planalto Norte Catarinense



A Eletrosul colocou em operação, nesta quarta-feira (7), um novo transformador na subestação de Canoinhas, localizada no Planalto Norte de Santa Catarina. Essa substituição é a primeira do plano de expansão, que prevê troca de transformador, ampliando em 66% a capacidade de transmissão de energia da subestação.

"Essa ampliação irá assegurar a infraestrutura necessária para um maior desenvolvimento da região, já que nos permite transformar mais energia recebida das usinas. É como se pudéssemos enviar eletricidade suficiente para abastecer 300 mil pessoas, além das que já são abastecidas", explicou o gerente da Divisão Regional do Paraná da Eletrosul, Hélio Donine, que complementa explicando que essa mudança garante maior confiabilidade ao sistema.

Cerca de 25 profissionais da Eletrosul trabalham no município desde meados de julho. Agora, os técnicos intensificam as atividades no transformador que entrará em operação em outubro. Os trabalhos envolvem montagem, ligação de cabos e testes de funcionamento e de verificação das características dos componentes elétricos, além da avaliação do estado geral do transformador.

Os novos equipamentos foram fabricados em Gravataí, no Rio Grande do Sul, e demoraram aproximadamente 15 dias para chegar ao município catarinense. A velocidade dos veículos que transportaram os transformadores não foi superior a 50 km/hora, já que cada equipamento pesa cerca de 90 toneladas.

 

Fonte:
Eletrobras



08/09/2011 16:47


Artigos Relacionados


Eletrosul conclui plano de expansão no Planalto Norte catarinense

Eletrobras Eletrosul aumenta participação em empresas de transmissão de energia

Ibama e Eletrosul regularizam Sistema de Transmissão de Energia Elétrica

Equipamento da Itaipu aumenta capacidade de transmissão de energia para Paraguai

Eletrosul e Copel ganham dois lotes do leilão de transmissão da Aneel

Eletrosul alerta proprietários rurais contra queimadas perto de linhas de transmissão