Eliseu Resende comemora 50 anos de Furnas
O senador Eliseu Resende (PFL-MG) comemorou em Plenário os 50 anos de Furnas Centrais Elétricas que, no dia 28 de fevereiro de 1957, recebia o aval oficial do então presidente da República, Juscelino Kubitschek, para sua construção. O parlamentar enfatizou a visão do presidente Getúlio Vargas por este ter percebido, ao final da Segunda Guerra Mundial, que o Brasil não poderia ficar na retaguarda mundial e empreendeu inúmeros esforços para modernizar o país, entre os quais a construção do parque energético nacional.
- Passadas estas cinco décadas e constatando que o Brasil cresceu neste meio século, podemos imaginar o que seria do nosso País sem a visão daqueles grandes homens dos anos 50 - assinalou.
O parlamentar relatou a visita do engenheiro Francisco Noronha, a convite do colega de profissão Murilo Mendes, ao sítio do pai deste, o engenheiro José Mendes Júnior, para conhecer os 100 metros de corredeira do Rio Grande que formavam uma barragem natural no estado de Minas Gerais.
- As corredeiras do Rio Grande formavam muralhas laterais de mais de cem metros de altura. As barragens de Furnas aconteciam diante de seus olhos como um sonho de engenheiro - relatou o parlamentar, que se disse orgulhoso como engenheiro, mineiro e brasileiro de ter participado da história do nascimento da hidrelétrica.
Eliseu Resende explicou que, após a depressão econômica mundial dos anos 30, o país percebeu que a questão energética era seu "ponto fraco" e que a capacidade instalada na região centro-sul era insuficiente para o esforço de modernização a ser empreendido. Destacou também que a morte de Getúlio Vargas, em 1954, desacelerou o processo. Porém, com a eleição de Juscelino Kubitschek, em 1956, o esforço foi retomado. Foi nesse mesmo período que surgiu a Petrobras.
- Hoje, a geração de energia de Furnas está articulada ao mais moderno e tecnologicamente avançado sistema de transmissão e interligação das grandes geradoras nacionais - ressaltou o senador.
28/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eliseu Resende saúda os 80 anos do "Estado de Minas"
Eliseu Resende abre reunião da CI
Encerrada sessão de homenagem a Eliseu Resende
Congresso reverencia a memória de Eliseu Resende
Parlamentares reverenciam memória de Eliseu Resende
Eliseu Resende é eleito vice-presidente da CI