Eliseu Santos defende urgência para aprovar CPI da Segurança Pública
O deputado estadual Eliseu Santos (PTB) defendeu a instalação imediata da Comissão Parlamentar de Inquérito da Segurança Pública como forma de apurar a crise no setor.
Segundo ele, a possibilidade de paralisação dos servidores da segurança no próximo dia 21 de abril é um fato passível de CPI, assim como a mudança de filosofia dentro das corporações — que não reprime invasões de terra e é treinada para não usar da violência com os bandidos e receber bem os guerrilheiros — e a desmilitarização dos presídios.
Ele argumentou que a Assembléia tem como justificativas para a sua realização, a desestruturação do aparelho policial, a quebra de hierarquia nas polícias civil e militar e o aumento indiscriminado do número de assaltos, roubos e seqüestros. Citou, ainda, o episódio ocorrido ontem, onde uma mãe e suas filhas foram estupradas sem que a polícia tomasse alguma providência, apesar de ter sido chamada para atender a ocorrência. "Eu não aceito um fato como esse ser tratado como se fosse mera incompetência. Tem que haver algum motivo para que estejam tentando desmoralizar a Brigada Militar."
O parlamentar também criticou a tentativa do PT de impedir a constituição da CPI alegando falta de ética do deputado Vilson Covatti devido a rasuras no seu requerimento. Segundo ele, "falta de ética é o descumprimento das promessas de campanha por parte do governador. Cadê os investimentos na oferta de serviços? Cadê os investimentos na reorganização e treinamento? Cadê a autonomia e imparcialidade nos órgãos internos de fiscalização do trabalho policial? Cadê os 222% de risco de vida para os policiais?"
Eliseu Santos cobrou, ainda, diversas promessas não cumpridas nas áreas da Saúde, Educação, Agricultura e Habitação. "Precisaríamos de, pelo menos, três grandes expedientes para enumerá-las."
03/22/2001
Artigos Relacionados
Eliseu Santos pede mais segurança para a cidade de São Sepé
PFL vai pressionar Câmara para aprovar pacote de segurança pública, diz Demóstenes
Eliseu Santos alerta para a violência contra estudante
Eliseu Santos relata viagem para conhecer a biotecnologia nos EUA
Suplicy quer aprovar urgência para empréstimo de São Paulo
Eliseu Santos reassume comissão de Saúde da AL