Em 30 anos, triplica número de jovens obesos no Estado



Pesquisa do Dante Pazzanese foi realizada com 2,54 milhões de homens em início da vida adulta

Um estudo realizado pelo instituto Dante Pazzanese revela que, em 30 anos, o número de homens obesos no Estado de São paulo triplicou. A obesidade é caracterizada em pessoas cujo índice de massa corpórea - calculado através da divisão do peso pela altura, elevada ao quadrado (IMC=P/H²) - é maior que 30.

A pesquisa, realizada pela equipe de nutricionistas do hospital, foi feita com 2,54 milhões de homens moradores do Estado de São Paulo, em início da vida adulta, alistados no serviço militar entre os anos de 1978 e 2008.

De acordo com o estudo, no final dos anos 1970, apenas 0,9% dos alistados no Exército que fizeram a primeira medição eram classificados como obesos. Em 2008, a taxa dos jovens na faixa de obesidade subiu para 2,8%.

Dentre os causas do aumento da obesidade no universo masculino estão o estímulo do aleitamento artificial em detrimento do aleitamento materno, a elevação do sedentarismo durante a infância e juventude, além do aumento no consumo de fast-food.

O médico da Divisão de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese e um dos coordenadores da pesquisa, Daniel Magnoni, alerta que a implantação da educação nutricional na pré-escola e o aumento da prática de atividade física podem ajudar no controle do avanço da doença.

Do Portal do Governo do Estado

 



05/29/2012


Artigos Relacionados


Saúde: SP triplica número de hospitais amigos da criança em cinco anos

Saúde: São Paulo triplica em cinco anos número de Hospitais Amigos da Criança

Número de refugiados no Brasil triplica em 2013

SP triplica número de auto de infrações ambientais em 2006

Saúde: HC de Ribeirão Preto triplica número de vagas com nova unidade de diálise

Orçamento para educação triplica em oito anos