Em Caieiras, novo viaduto melhora fluxo e beneficia motoristas
Obra construída pela CPTM permite travessia da Tancredo Neves sobre o trilho do trem
Inaugurado segunda-feira, 15, o Viaduto Caieiras já possibilita o trânsito dos veículos sobre a linha férrea da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desta maneira, o tráfego fica liberado independente da circulação dos trens. O viaduto faz o cruzamento em desnível da Rodovia Tancredo Neves (SP-332) com a Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato) da CPTM.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
A obra permite a transposição da rodovia Tancredo Neves sobre a via férrea, evitando a utilização de uma passagem em nível que, futuramente, com a conclusão total da obra, será eliminada. A expectativa é que até novembro, as alças de acesso também estejam prontas.
A obra terá continuidade com a construção das duas alças do acesso sul: uma em direção à cidade de Caieiras, vindo de Franco da Rocha, e outra para acessar o viaduto sentido Franco da Rocha, vindo de Caieiras. Será também entregue uma via para pedestres, com rota podotátil (piso tátil) até a estação Caieiras.
A obra foi realizada pela CPTM e foi entregue ao DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Inicialmente, estima-se que cerca de 20 mil veículos venham a utilizar o viaduto diariamente.
Viaduto Caieiras deve ter movimento de cerca de 20 mil veículos/dia (foto: Edson Lopes Jr.)
Investimento
A construção do sistema viário de Caieiras, no qual está incluso o viaduto, é uma obra que está sendo realizada em duas etapas. A primeira fase priorizou a implantação da estrutura do viaduto, com investimentos de R$ 24,8 milhões.
Nesta segunda etapa, com investimentos de R$ 27,9 milhões, estão a transposição da faixa ferroviária e a implantação das alças de acesso do viaduto lado norte e sul, galerias de águas pluviais e passeio para pedestres ao longo do viaduto, com acessibilidade.
Durante o evento, Alckmin anunciou ainda que novos trens permitirão a redução no intervalo da Linha 7-Rubi da CPTM nos horários de pico.
Do Portal do Governo do Estado
07/21/2013
Artigos Relacionados
Viaduto Caieiras é inaugurado e já está liberado para o trânsito
Engenheiro da Poli desenvolve sistema que melhora fluxo de trânsito
Paim comemora sanção de lei que beneficia motoristas
COMISSÃO EXAMINA NOVO NOME PARA VIADUTO
Miranda propõe novo nome para viaduto em Goiás
Novo centro de monitoramento melhora resultado de transplantes de rim