Em discussão riscos de descarte incorreto de medicamentos



Como parte da programação da 1ª Semana de Vigilância Sanitária no Congresso Nacional, que ocorrerá de 7 a 10 de maio no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) promove nesta quinta-feira (10) audiência pública para tratar do descarte de resíduos de medicamento no país.

O objetivo da audiência, proposta pelo presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), é discutir com o setor farmacêutico, entidades de classe e sociedade civil a implementação da Logística Reversa de Resíduos de Medicamentos. A proposta vem sendo elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A preocupação é com o descarte incorreto de medicamentos vencidos, que não podem ser jogados no lixo ou na rede de esgoto, sob o risco de contaminar o solo, a água, os animais e as pessoas.

Entre os convidados para a audiência pública estão o diretor da Anvisa, Jaime César de Moura Oliveira; o diretor do Departamento de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Silvano Silvério da Costa; o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Wilson Duarte Alecrim; o presidente-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto, e o presidente do Conselho Consultivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa, José Raimundo.

A audiência pública está marcada para 8h30, na Sala 6 da Ala Nilo Coelho.



04/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aberta seleção para descarte de medicamentos

CRA analisa projeto que regulamenta descarte de medicamentos

Proposta sobre descarte de medicamentos recebe sugestões

Anvisa lança hotsite sobre descarte de medicamentos

Adiada votação de regras para descarte de medicamentos

Projeto que disciplina descarte de medicamentos está na pauta da CRA