Em emenda ao texto do novo Código Florestal, Lídice da Mata apoia produtores de cacau



A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a importância do processo de negociação e de diálogo em torno do Código Florestal (PLC 30/2011) e manifestou apoio a emendas que, em seu ponto de vista, aprimorarão a matéria. Para Lídice, a história da política brasileira tem mais episódios de transição do que de ruptura, e o Senado segue essa tradição trazendo um Código Florestal que equilibra a média das posições da sociedade. 

Ela disse ver "diversos aspectos negativos", contrabalançados por "avanços notáveis" no texto. A senadora considera que merece apoio a emenda de desmatamento zero, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e se mostrou preocupada com os critérios da reserva legal, que considera discriminatórios contra o Amapá. 

Em especial, a parlamentar defendeu a emenda, apresentada pela bancada da Bahia, com apoio de outros senadores, que valoriza a cultura do cacau cabrunca. 

Lídice lembrou que o cabrunca é uma variedade de cacau que se espalha do Recôncavo Baiano ao norte do Espírito Santo, com a peculiaridade de só se desenvolver sob a sombra de outras árvores. Ela senadora salientou que essa característica promove a preservação da Mata Atlântica. Além disso, explicou, o cacau cabrunca é irrigado por meio de pequenos rios e é fator de geração de muitos empregos.

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) declarou apoio à emenda, que, segundo afirmou, beneficia mais de 40 mil pequenos produtores, e parabenizou o trabalho da senadora em defesa da economia de seu estado.

Mais informações a seguir



06/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe Rodrigues critica texto do novo Código Florestal e prevê perdas para a Mata Atlântica

Lídice da Mata diz que respeito ao relator não pode impedir mudanças no Código Florestal

Lídice da Mata cobra política de estímulo à cultura do cacau na Bahia

Câmara aprova texto do novo Código Florestal

Aprovado texto-base do novo Código Florestal

CCT também analisará texto do novo Código Florestal