Em entrevista à TV Brasil, Sarney lembra os 25 anos da instalação da Assembleia Constituinte



A Assembleia Nacional Constituinte, cuja instalação completa 25 anos nesta quarta-feira (1º), é o tema da entrevista concedida pelo presidente do Senado, José Sarney, para o programa Repórter Brasil, da TV Brasil, que deverá ser transmitido logo mais, às 21h.

Na entrevista, Sarney comenta os desafios de governar o país ao mesmo tempo em que uma nova Constituição era elaborada, em pleno processo de redemocratização. Sarney foi presidente da República de 1985 a 1990.

A Assembleia Constituinte foi instalada no dia 1º de fevereiro de 1987 e atuou por 20 meses, contando com o trabalho de 487 deputados federais e 72 senadores. Destes últimos, 24 não foram eleitos especificamente para fazer a Constituição, mas, como tinham mandato, também colaboram. Muitos grupos - como representantes do governo, empresários e movimentos sociais - contribuíram para chegar ao texto final da Constituição. No dia 5 outubro de 1988, os parlamentares entregaram ao país uma nova Constituição, que passou a ser conhecida como a "Constituição Cidadã".

Na manhã desta quarta-feira, Sarney participou da abertura do Ano Judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF). No discurso, Sarney informou que tramitam no Legislativo cerca de 1,5 mil emendas de reforma da Constituição, o que mostraria "a dinâmica da sociedade em favor de uma Constituição viva". Para Sarney, a Constituição deve ser "viva, adaptada às necessidades do tempo em que vivemos".



01/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA LEMBRA 75 ANOS DE INSTALAÇÃO DA GM NO BRASIL

Sarney foi fundamental para Assembleia Constituinte, afirma Lula

Entrevista Especial lembra 21 anos da Constituição

ENTREVISTA LEMBRA 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARTISTA

Sarney lembra 55 anos do suicídio de Vargas

Sarney lembra os 20 anos da lei que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência