TUMA LEMBRA 75 ANOS DE INSTALAÇÃO DA GM NO BRASIL
Tuma lembrou que a GM foi protagonista de significativos avanços tecnológicos no setor e no processo de industrialização do país. "O pioneirismo foi sua principal característica, sempre na vanguarda tecnológica, sem abrir mão de rigorosa atenção à demanda de mercado", afirmou o senador, acrescentando que a empresa foi a primeira a substituir o carburador pela injeção eletrônica de combustível.
A preocupação com a preservação ambiental também é constante nas políticas da empresa, informou Tuma. Hoje, todos os complexos industriais são secundados por áreas verdes que somam 10 milhões de m² de reflorestamento. Já na década de 60, pontuou o senador, o processo produtivo dos motores GM contava com o controle de emissões de gases que só se tornou obrigatório para todas as fábricas do setor 28 anos depois.
Tuma contou que a General Motors do Brasil é uma das responsáveis pelo desenvolvimento da capital paulista e do municípios de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Citou ainda a instalação, em Indaiatuba, do centro avançado de engenharia automotiva da América Latina e o terceiro da corporação, destinado à realização de testes de segurança e de eficiência dos veículos produzidos pela indústria.
Ao parabenizar a empresa e seu presidente, Frederick Henderson, o senador aproveitou para anunciar, como parte das comemorações, uma mostra no Museu Paulista da Universidade de São Paulo da história da fábrica, contada por meio de painéis fotográficos, maquete e automóveis antigos. A exposição permanecerá aberta até o dia 27 de fevereiro.
04/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Em entrevista à TV Brasil, Sarney lembra os 25 anos da instalação da Assembleia Constituinte
Tuma lembra os 50 anos da Mackenzie
Tuma lembra os 28 anos da presença da mulher na Marinha
Mão Santa lembra de Romeu Tuma como 'delegado franciscano' e 'xerife do Brasil'
Paulo Paim lembra os 200 anos do Banco do Brasil
Tuma homenageia 45 anos da Perfect Liberty no Brasil