Em missa, Garibaldi diz esperar que exemplo de Jefferson ajude Parlamento a renascer



Ao participar, nesta quarta-feira (28), no salão nobre do Senado, de missa em memória do senador Jefferson Péres (AM), morto na última sexta-feira (23), o presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, fez uma prece pedindo a Deus que o Legislativo renasça das cinzas. Ele pediu que a morte de Jefferson Péres se traduza, simbolicamente, num clarão capaz de ajudar o Parlamento brasileiro a conduzir-se num caminho de decoro, honradez e probidade.

- Que Deus nos dê a esperança do exemplo de Jefferson Péres. Que seu exemplo não desapareça. Que sua vida possa se constituir num grande clarão e que possamos ver o Legislativo renascendo das cinzas. Só um homem como Jefferson Péres, de conduta absolutamente ilibada, para conseguir isso. Só um homem como ele poderia nos trazer de volta a credibilidade de que tanto necessitamos - comentou.

Falando ao final da missa e, ressalvando que não fazia ali um discurso, mas uma prece, Garibaldi pediu a Deus que ilumine o Senado para que seus integrantes jamais se afastem do exemplo de pastor, de guia e de professor deixado por Jefferson Péres. Referindo-se à credibilidade de 0,5% registrada pelo Congresso, conforme recentes pesquisas de opinião pública, o presidente do Senado reconheceu que isso é inquietante para todos.

Nessa oração, ele pediu que a memória de Jefferson Péres possa estar presente no dia-a-dia do Senado como um mensageiro da boa nova, da palavra da salvação, que seria a salvação dos justos valores que precisam tanto solidificar-se nessa instituição.

- Lutamos para que a ética volte à política, lutamos para que o Congresso seja respeitado, lutamos por uma nova imagem junto à opinião pública, lutamos e perdemos. Nossos esforços parecem sempre inúteis - lamentou.

O celebrante Dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília, mencionou o baixo percentual de credibilidade do Congresso em sua pregação. Sua homilia foi marcada por referências à crise enfrentada pelo Parlamento comparadas às qualidades de homem público de Jefferson Péres. Aludindo ao slogan do homenageado - "Quem caminha com o povo nunca está sozinho" - Dom João de Aviz disse que essa deveria ser a característica principal de todo senador.

-Nós queremos pedir a bênção de Deus sobre o Senado. E que Deus possa escutar esse nosso apelo -, disse o celebrante ao final da cerimônia.

Além de Garibaldi, participaram da celebração, lendo trechos em homenagem ao morto, os senadores Mão Santa (PMDB-PI), José Nery (PSOL-PA), João Durval Carneiro (PDT-BA), Neuto de Conto (PMDB-SC), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Arthur Virgílio (PSDB-AM).Os cantos da missa foram apresentados pelo Coral do Senado.



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres propõe esperar fim do inquérito dos "grampos" para acionar Conselho de Ética

Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"

Garibaldi diz esperar que debate com Dilma na CI seja pautado por "limites éticos"

Garibaldi diz esperar que comissão especial da Câmara "represente o sentimento do Congresso" quanto às MPs

PARA ACM, CALMON DEIXA EXEMPLO DE AMOR AO PARLAMENTO

Arcebispo de Brasília vai celebrar missa em homenagem a Jefferson Péres no Senado