Em momento de picos de alta do dólar, BC desiste de fazer operação no mercado futuro
O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (21) que não vai realizar a operação de swap cambial reverso que havia programado. “Considerando as atuais condições de mercado, o Banco Central decidiu que não realizará leilão de swap cambial reverso para a rolagem do vencimento do próximo dia 1º de outubro”. O BC acrescentou que “irá avaliar a evolução das condições do mercado, em particular do mercado futuro de câmbio, para decidir sobre sua atuação relativamente aos demais vencimentos do swap cambial”.
Equivalentes à compra de dólares no mercado futuro, as operações de swap cambial reverso são feitas em momentos de queda do dólar. Nessa operação, a autoridade monetária aposta que os juros subirão mais que a moeda norte-americana. Os investidores apostam no movimento contrário. No fim do contrato, as duas partes trocam os rendimentos das operações. Se o dólar cair, os investidores terão lucro e o Banco Central fica com o prejuízo, assumindo o risco das oscilações do câmbio.
O BC desistiu da operação no mercado futuro em momento em que o dólar apresenta picos de alta. No último dia 14, o BC também interrompeu as compras da moeda norte-americana no mercado à vista, como vinha fazendo todos os dias úteis.
Fonte:
Agência Brasil
Banco Central
21/09/2011 16:34
Artigos Relacionados
BC vende US$ 1,6 bilhão no mercado futuro em operação para conter alta do dólar
Para conter a alta do dólar, Banco Central vende US$ 2,7 bilhões no mercado futuro
Enquanto o mercado financeiro se estressa com a alta do dólar
BC contém alta do dólar com maior intervenção no mercado de câmbio
BC faz duas intervenções no mercado cambial para segurar a alta do dólar
Banco Central volta a intervir no mercado de câmbio para segurar a alta do dólar