Em nota à imprensa, Presidência do Senado comenta discurso de Sarney no Dia Internacional da Democracia
A Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado Federal divulgou nota à imprensa nesta quarta-feira (16) comentando a repercussão do discurso do presidente José Sarney durante a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Democracia, ocorrido nesta terça-feira (15). De acordo com a nota, alguns meios de comunicação interpretaram trechos do discurso como críticas à mídia brasileira. Mas, argumenta o texto, Sarney desejou apenas comentar a tese de que "a nova sociedade da comunicação contrapõe o imediatismo da mídia eletrônica ao prazo dos mandatos parlamentares, tornando-os defasados e envelhecendo as bandeiras pelas quais foram eleitos".
Veja a íntegra da nota à imprensa:
"Ao contrário do que alguns veículos da imprensa repercutiram, o discurso do presidente se restringiu a apresentação teórica sobre o antagonismo do imediatismo da mídia eletrônica ao prazo dos mandatos parlamentares.
No Dia da Democracia (15 de setembro), o presidente do Senado, senador José Sarney, subiu à tribuna para prestar uma homenagem ao regime que voltou a vigorar no país desde 1985 e fazer um alerta: o sistema político-eleitoral brasileiro está exaurido, assim como acontece em democracias mais antigas mundo afora. É preciso que o Congresso Nacional assuma suas responsabilidades e promova a tão aguardada reforma política, introduzindo o Parlamento brasileiro no debate iniciado nos principais países da Europa desde a última década do século passado. A raiz da discussão sobre os rumos que a democracia tomará no mundo é a internet, a nova sociedade da comunicação, que, segundo estudiosos do tema, contrapõe o imediatismo da mídia eletrônica ao prazo dos mandatos parlamentares, tornando-os defasados, envelhecendo as bandeiras pelas quais foram eleitos. Era a este conflito que o senador José Sarney se referia, reportando a tese que se alastrou no mundo. Ao contrário do que alguns veículos de imprensa reproduziram, não havia no discurso do presidente nada além de uma apresentação teórica, nenhum desejo de contextualização ou dirigismo, mas o pressuposto de que a mídia brasileira vinha acompanhando o vigoroso debate internacional.
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado"
16/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado divulga nota sobre encarte de 'O Estado de S. Paulo'
Veja a íntegra do discurso de posse de José Sarney na Presidência do Senado
180 anos da Lei de Imprensa são destacados em discurso de Sarney
José Sarney comenta discurso na ABL em memória de Zélia Gattai
Vídeo | Sarney se despede da presidência com discurso emocionado
Em nota, Sarney defende a liberdade de imprensa