Em Porto Alegre, Paim, Cristovam e Zambiasi apóiam revitalização da universidade estadual



Em seminário realizado durante toda a manhã desta segunda-feira (4) na capital gaúcha, os senadores Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PT-DF) e Sérgio Zambiasi (PTB-RS) firmaram compromisso de apoiar o movimento de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos em prol da revitalização da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que enfrenta graves problemas administrativos (falta de professores, problemas nas instalações físicas, diminuição de vagas nos vestibulares) e financeiros (mais de R$ 11 milhões em dívidas).

VEJA MAIS

Realizado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, o seminário foi promovido pelas comissões de Educação (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que não pôde participar do seminário, também foi um dos que propôs a realização do seminário. Os senadores se comprometeram a incluir recursos para a universidade em suas emendas ao Orçamento da União. Os deputados estaduais presentes também prometeram a ampliação dos recursos para a instituição, por meio de emendas ao Plano Plurianual (PPA) do estado.

Além dos senadores, também participaram do debate as deputadas federais Manuela D"Ávila (PCdoB-RS) e Maria do Rosário (PT-RS), vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados; vários deputados estaduais e federais do estado; vereadores; o reitor da universidade, Carlos Alberto Martins Callegaro, e representantes dos estudantes, professores e servidores da Uergs. Como o governo estadual não enviou representantes ao evento, os parlamentares presentes pediram uma audiência com a governadora gaúcha, Yeda Crusius, para que ela tome conhecimento do que foi discutido.

O reitor da Uergs se comprometeu a convocar uma reunião com toda a comunidade acadêmica, na qual ele apresentará relatório de seus quatro meses à frente da reitoria, apresentará planos para o futuro da instituição e responderá às diversas perguntas encaminhadas pelos presentes, principalmente pelos mais de 20 estudantes, professores e servidores que também puderam falar durante o seminário. Outro encaminhamento foi a criação de uma comissão emergencial, com a presença de todos os interessados na resolução dos problemas da Uergs, para a elaboração de um plano emergencial para os próximos 60 dias.

Cristovam Buarque anunciou ainda que as comissões de Educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal vão realizar audiência conjunta, em Brasília, com o objetivo de discutir a situação de todas as universidades estaduais brasileiras. Também foi sugerido que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realize seminário similar, ou audiência pública, para debater os problemas enfrentados pela Universidade de São Paulo (USP). Cristovam também pediu à comunidade acadêmica que a Uergs ajude na formação de professores para a educação de base. Também foi acordada a criação de uma comissão que pretende visitar as mais de 20 unidades da Uergs espalhadas por todo o Rio Grande do Sul, para debater os problemas da universidade e identificar as dificuldades de cada unidade.



04/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi recebe a Carta de Porto Alegre

Zambiasi exalta a relevância da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre

Zambiasi comemora 200 anos da Santa Casa de Porto Alegre

Zambiasi recebe representantes das Donas de Casa de Porto Alegre

Zambiasi homenageia 232 anos de Porto Alegre e pede socorro para o Sul

Zambiasi diz que governo federal garante 'Rodovia do Parque' e outra ponte para Porto Alegre