Zambiasi exalta a relevância da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) exaltou a relevância da 50ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS) recentemente encerrada, durante a qual foram realizadas 730 sessões de autógrafos e 60 saraus musicais e teatrais, tendo sido vendidos meio milhão de exemplares de livros. Para ele, mais do que uma ocasião para se comprar livros, a feira já se consagrou como "um monumento móvel à cultura".

Entre os fatos importantes que marcaram a feira, Zambiasi citou o anúncio da decisão do presidente da República de restabelecer o artigo 4º da Lei que instituiu a Política Nacional do Livro, desonerando os livros nacionais e estrangeiros de todos os impostos, contribuições e taxas. Num país em que o livro ainda é um artigo de comércio difícil, com preço inacessível para muitos, a decisão terá desdobramentos múltiplos e duradouros, disse.

Zambiasi destacou a importância da participação do Senado Federal na feira, já tradicional desde 1995. Através da Comissão das Feiras do Livro, o Senado vem possibilitando que mais e mais pessoas conheçam sua história, a forma de condução dos trabalhos legislativos e suas publicações, disse o senador.

O senador pelo Rio Grande do Sul destacou a iniciativa do Senado de enviar este ano para a feira exemplares do Dicionário da Língua Portuguesa, das Constituições federal e estadual, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente, todos editados em braile.

- Trata-se de uma importante iniciativa de inclusão social, uma vez que os deficientes visuais, como todos nós, dependem dos livros como fonte de conhecimento e informação - destacou.

Por iniciativas como essa, o Senado foi vencedor, em 2003 e 2004, do prêmio O Sul e os Livros, na categoria Destaque Nacional, promovido pela Rede Pampa de Comunicação, com o apoio da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul.

Ao final de seu discurso, Zambiasi passou às mãos do presidente do Senado, José Sarney, o troféu, idealizado pela artista plástica gaúcha, Glorinha Corbetta.



24/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lança livro no estande do Senado na Feira do Livro de Porto Alegre

Feira do Livro de Porto Alegre tem início nesta sexta-feira

FNDE participa da Feira do Livro de Porto Alegre

Senadores participam da 47ª Feira do Livro de Porto Alegre

Paim lança livro em feira de Porto Alegre

Feira do Livro de Porto Alegre foi criada em 1955