Em promoção póstuma, Vinicius de Moraes se torna embaixador



Vinicius de Moraes - que, além de poeta e um dos maiores compositores da música popular brasileira, era diplomata - será promovido nesta segunda-feira (16) a embaixador. A cerimônia para a promoção póstuma ao cargo de ministro de Primeira Classe acontece às 17h30, no Palácio Itamaraty, em Brasília.

A promoção post mortem de Vinícius de Moraes estava prevista em projeto da Câmara (PLC 5/10) aprovado pelo Plenário do Senado no último dia 2 de junho. Relatado pelo senador Marco Maciel (DEM-PE), o projeto foi transformado na Lei 12.265, de 21 de junho de 2010, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o evento, que será aberto pelo chanceler Celso Amorim, o presidente Lula fará a entrega de uma placa comemorativa à família de Vinicius de Moraes. Na cerimônia, Georgiana de Moraes, filha de Vinicius, e Mariana de Moraes, neta, além da cantora Miúcha, interpretarão composições do homenageado. O poeta Eucanaã Ferraz declamará poemas de Vinicius. Ao final da solenidade, será inaugurada exposição fotográfica sobre a vida do diplomata, morto aos 66 anos, em julho de 1980.

A votação do projeto atendeu a um apelo feito ao presidente do Senado, José Sarney, pelo senador Marco Maciel, também relator da proposição na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Segundo Maciel, Vinícius de Moraes, conhecido popularmente como "poetinha", marcou a música popular brasileira, elevando o seu prestígio para além das fronteiras nacionais e tornando-se um verdadeiro embaixador da cultura brasileira.

No mesmo sentido, o senador José Agripino (DEM-RN) destacou, na discussão da matéria em plenário, que o compositor ajudou a divulgar o nome do Brasil. Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) disse que o poeta enalteceu o Rio de Janeiro e seu povo.

Injustiça

Vinícius teve sua carreira diplomática prejudicada pela aposentadoria compulsória decretada em 1968 pelo regime militar, com base no Ato Institucional nº 5. Com a promoção post mortem, o governo brasileiro busca reparar essa injustiça. A promoção assegura aos dependentes do poeta os benefícios da pensão a que têm direito os ministros de Primeira Classe, cargo mais elevado da carreira diplomática.

16/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada promoção 'post mortem' a Vinicius de Moraes

Promoção 'post mortem' para Vinícius de Moraes

Aprovada promoção post mortem para Vinícius de Moraes

CCJ aprova promoção 'post mortem' para Vinícius de Moraes

Musical homenageia Vinicius de Moraes no Rio

Vinícius de Moraes é homenageado na TV Cultura