Em reforma, CPTM interdita parte da linha Brás-Calmon Viana



Não haverá operação nas vias entre as estações Itaim Paulista e Eng° Manoel Feio, nos próximos finais de semanas

Para permitir a construção do mezanino da futura Estação Jardim Romano, na Linha F (Brás-Calmon Viana), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) interditará as vias 1 e 2 (nos dois sentidos) entre as estações Itaim Paulista e Eng° Manoel Feio, nos próximos três finais de semana (1 e 2, 8 e 9, 15 e 16).

O trajeto entre as duas estações será feito por uma frota máxima de 15 ônibus aos sábados e 10 aos domingos, em um tempo estimado de 15 minutos, por meio da Operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência). As composições circularão normalmente nos trechos Brás-Itaim Paulista e Eng° Manoel Feio-Calmon Viana, com tempo de espera médio de 12 minutos aos sábados e 15 minutos aos domingos.

Para quem estiver de bicicleta nos trens da CPTM (Projeto Ciclista Cidadão), a opção será pedalar entre as duas estações (distância de 3,9 km), uma vez que os passageiros não podem embarcar com a bike nos ônibus. O ciclista receberá uma senha para prosseguir a viagem nos trens. Vale ressaltar que a senha tem a validade do dia da expedição.

A fim de minimizar os impactos da interdição para os usuários, a CPTM também adotará uma série de medidas:

* Reforço do contingente de segurança entre Itaim e Manoel Feio;

* Emissão de avisos ao público por meio do sistema de som das estações;

* Orientação do lado de embarque e desembarque dos ônibus: lado plataforma 3, no Itaim, e Terminal de Ônibus, em Manoel Feio;

* Locomotiva para atendimento emergencial em Manoel Feio;

* Equipes de Manutenção e Operação em pontos estratégicos;

* Acionamento da Polícia Militar, se necessário.

Qualidade para a Linha F

As obras fazem parte da modernização da Linha F, onde será investido R$ 1,4 bilhão até 2010, por meio do Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. O objetivo é melhorar os padrões de confiabilidade, acessibilidade, conforto e segurança do sistema.

Além das duas estações inauguradas - USP Leste e Comendador Ermelino - e dos 15 trens reformados entregues, as outras três novas estações em construção - Itaim Paulista, Jardim Helena e Jardim Romano - serão entregues à população até julho.

Também está prevista a chegada de 20 trens novos a partir de 2009. A CPTM ainda promove melhorias nas áreas de telecomunicações, energia, sinalização e via permanente, a fim de reduzir os intervalos de 9 para 4 minutos, nos horários de pico.

Da CPTM



02/26/2008


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