Em reunião com Fifa em Bruxelas, governo reafirma compromisso com Copa do Mundo



A presidenta Dilma Rousseff e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se encontraram nesta segunda-feira (3), em Bruxelas, em reunião acompanhada pelo ministro do Esporte, Orlando Silva. No encontro, foi discutida a preparação do País para a Copa do Mundo da Fifa de 2014.

Em entrevista após o encontro, o ministro Orlando Silva ressaltou que “o governo brasileiro reafirmou seu compromisso com a organização da Copa e com as garantias oferecidas a Fifa. As duas partes têm o mesmo objetivo, de realizar com sucesso o Mundial em 2014”. Sobre um dos pontos discutidos, o projeto de Lei Geral da Copa, que está sendo analisado pelo Congresso Nacional, ficou acertado que, na próxima semana, em Brasília, haverá reunião entre representantes da Fifa e do governo para continuar o debate sobre o tema.

“Relatamos também o balanço do andamento de todas as obras ligadas ao evento, estádios, aeroportos, mobilidade, lembrando que essas intervenções são importantes não apenas para a Copa, mas para o País”, afirmou o ministro.

Jérôme Valcke ressaltou a importância de manter sempre o canal de diálogo aberto e o trabalho pelo objetivo comum de organizar bem a Copa. “O governo brasileiro e a Fifa estão trabalhando juntos. Da parte da Fifa, reconhecemos e respeitamos as leis brasileiras, e o País reconhece e respeita os acordos feitos para sediar o evento. Quero deixar claro que os brasileiros terão acesso aos jogos, não apenas os ricos”, afirmou.

Durante o encontro, também foi discutido o andamento das obras nos estádios. Na avaliação de Valcke, “todos os estádios estarão prontos em 2014. Na próxima reunião da Fifa, nos dias 20 e 21 de outubro, já tomaremos a decisão sobre as cidades que sediarão a Copa das Confederações, em 2013, e sobre onde acontecerá a abertura e encerramento da Copa em 2014”. O secretário-geral da Fifa fez questão de reafirmar sua confiança no Brasil: “Nunca discutimos a possibilidade de tirar ou não a Copa do Brasil. Confiamos e queremos a Copa no Brasil”.

Segundo o ministro Orlando Silva, na reunião também ficou acertado que, até o final do ano, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, deve se encontrar com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília.


Fonte:
Portal da Copa



03/10/2011 10:39


Artigos Relacionados


Governo e Fifa treinam professores para a Copa do Mundo

Governo lança Campanha Brasil Orgânico e Sustentável Copa do Mundo Fifa 2014

Embaixador Honorário para Copa do Mundo representa governo brasileiro na Bola de Ouro da Fifa

Fifa lança emblema da Copa do Mundo de 2014

Sistema da Fifa passa por testes para a Copa do Mundo

Fifa divulga árbitros para a Copa do Mundo de 2014