Em sessão solene, Congresso homenageia cooperativismo



A importância das cooperativas para a economia nacional e como alternativa viável num contexto de crise foi destacada por parlamentares e autoridades na sessão solene do Congresso Nacional desta sexta-feira (6) em comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo. A sessão foi presidida pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) ao papel do setor na geração de empregos e na inclusão social. A ONU declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. A parlamentar gaúcha sublinhou o valor do cooperativismo diante da crise mundial.

- Ao contrário dos bancos tradicionais, os bancos cooperativos são hoje alternativas também muito sólidas à falta de crédito e problemas de endividamento. Isso nada mais é do que a afirmação das cooperativas, que nasceram originalmente na Inglaterra como alternativa às regras do que se poderia chamar de “capitalismo selvagem”.

Ana Amélia, que exaltou a importância das cooperativas na agropecuária do Rio Grande do Sul, classificou o Brasil como campo fértil para o cooperativismo, porque “somos por natureza e originalmente cooperativos”.

Por sua vez, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) destacou estatísticas sobre a participação do cooperativismo na economia paranaense, que atinge 13% do produto interno bruto (PIB) do estado e 55% do PIB do setor agropecuário.

- Mesmo em áreas como a saúde, o transporte, a educação, a infraestrutura, o consumo e o turismo, a presença do cooperativismo em meu estado é determinante. O cooperativismo é um movimento com uma força transformadora muito dinâmica junto à sociedade – afirmou o senador do Paraná.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) lembrou o trabalho do Senado pela modernização da legislação cooperativista e deu exemplos de cooperativas bem-sucedidas em Alagoas.

Também falaram no Plenário do Senado os deputados Luis Carlos Heinze (PP-RS), Assis do Couto (PT-PR), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Leonardo Vilela (PSDB-PR); Daniel Hech, representando a União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); Niro Barrios, representando a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol); o diretor de assuntos especiais do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.



06/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso faz sessão solene para comemorar Dia Nacional do Cooperativismo

Congresso homenageia mulheres em sessão solene

Sessão solene do Congresso homenageia mulheres

Congresso homenageia Chico Mendes em sessão solene

Congresso homenageia Vinicius de Moraes em sessão solene

Congresso homenageia centenário de Jorge Amado em sessão solene