Congresso homenageia Vinicius de Moraes em sessão solene
Nesta segunda-feira (14), às 11h, o Congresso Nacional realiza sessão solene para homenagear o centenário de nascimento do poeta, compositor e diplomata Vinicius de Moraes. A sessão foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
Na justificação de seu requerimento, o parlamentar faz uma pequena biografia do homenageado e afirma que “o Senado da República estará prestando um justo reconhecimento à vida e à obra de um dos brasileiros que mais contribuíram para o engrandecimento de nossa cultura, tanto no Brasil como no exterior”.
Inácio Arruda recorda que Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913. De acordo com o parlamentar, ele foi “um dos maiores expoentes da cultura brasileira do século 20”.
Também jornalista e dramaturgo, Vinicius foi “um poeta refinado, que dominava como poucos as formas eruditas”. Rememora Inácio Arruda que o homenageado foi “um dos mais sensíveis letristas do cancioneiro popular, autor de clássicos inesquecíveis ao lado de parceiros como Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque e Toquinho, entre outros”.
Morto em 9 de julho de 1980, Vinícius foi exonerado do Itamaraty em 1969, “por ato de força do regime ditatorial”. Inácio Arruda observa que esta injustiça contra ele cometida somente foi reparada post mortem, em 2010, por iniciativa do governo Lula.
11/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso Nacional homenageia Vinícius de Moraes
Musical homenageia Vinicius de Moraes no Rio
Em sessão solene, Congresso homenageia cooperativismo
Congresso homenageia mulheres em sessão solene
Sessão solene do Congresso homenageia mulheres
Congresso celebra centenário de nascimento de Vinicius de Moraes