Em visita ao Senado, lideranças indígenas fazem reivindicações
Representantes de comunidades indígenas visitaram o Senado na tarde desta quarta-feira (4) para pedir apoio à aprovação do Estatuto dos Povos Indígenas. Na companhia do senador Paulo Paim (PT-RS), uma comissão foi recebida pela vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP). Cerca de mil indígenas estão acampados na Esplanada dos Ministérios, na intenção de levar às autoridades uma pauta de reivindicações.
Os índios querem formar uma comissão para apresentar propostas ao texto final do estatuto, que tramita na Câmara, na forma do Projeto de Lei 2.057/91. Os senadores também ouviram denúncias de maus tratos por parte de autoridades e pedidos de demarcação de terras e de implantação de políticas públicas.
O cacique Sererê Xavante, presidente da ONG Indígena do Mato Grosso, disse que a Fundação Nacional do Índio (Funai) demonstra pouco interesse nas questões indígenas e pediu um índio na presidência do órgão.
- A situação dos índios no Brasil é uma vergonha para um governo que se propõe como popular - afirmou o cacique.
A senadora Marta Suplicy disse reconhecer a legitimidade das reivindicações e entender a insatisfação dos indígenas. Ela prometeu levar os casos apresentados ao presidente do Senado, José Sarney, e à presidente da República, Dilma Rousseff.
O senador Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), manifestou apoio aos pedidos dos índios. Segundo o senador, os índios buscam uma política de igualdade.
- Os indígenas querem apenas os mesmos direitos que os outros já têm - disse Paim.
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges destaca reivindicações de lideranças indígenas no Amapá
Lideranças indígenas pedem a João Durval apoio a suas reivindicações
Lideranças do Grito da Terra acham que Dilma atenderá reivindicações sobre Plano Safra
PATROCÍNIO E MÉDICOS FAZEM REIVINDICAÇÕES A ACM
Hoteleiros fazem apelo às lideranças da Assembléia sobre Código de Saúde
Ministra recebe lideranças indígenas em Brasília