Geovani Borges destaca reivindicações de lideranças indígenas no Amapá
Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (22), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) destacou a realização da Assembleia das Lideranças Indígenas, ocorrida no último fim de semana na aldeia Santa Isabel, em Oiapoque (AP). No evento, caciques e representantes de diversas etnias apresentaram os principais problemas e apontaram prioridades para a região.
Segundo o senador, as lideranças indígenas esperam por obras que podem trazer desenvolvimento para a região, beneficiando tanto índios quanto não índios. Geovani Borges apontou a conclusão das obras da ponte binacional, que vai ligar Oiapoque à Guiana Francesa, e a retomada das obras da BR-156 como "estratégicas" para o crescimento econômico do estado.
Geovani Borges afirmou que as comunidades indígenas pedem mais investimento em educação e saúde. Segundo o parlamentar, a situação da educação é precária, com improvisação de salas de aula nas aldeias, e ainda há muitas dificuldades no atendimento à saúde indígena. Água tratada, um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e liberação de recursos da Fundação Nacional do Índio (Funai) também estão entre as reivindicações dos índios.
O senador ainda lamentou registros de situação de miséria, alcoolismo e suicídio que afetam as comunidades indígenas. Geovani Borges também lembrou que os registros históricos dão conta de que os índios são exemplos na preservação do meio ambiente.
- Mas não adianta o discurso romântico quando faltam pão, escola e perspectiva de futuro. A miséria não preserva culturas - concluiu.
22/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Geovani Borges destaca simpósio sobre epilepsia realizado no Amapá
Em visita ao Senado, lideranças indígenas fazem reivindicações
Lideranças indígenas pedem a João Durval apoio a suas reivindicações
Geovani Borges apoia reivindicações de magistrados
Geovani Borges comemora 68 anos do Amapá
Geovani Borges pede investimentos no Amapá