Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães diz que reduzir a pobreza deve ser prioridade do Mercosul



Eliminar a pobreza e reduzir as assimetrias econômicas existentes entre os países-membro, construir uma infraestrutura que permita ampliar o comércio na região e aprofundar a democracia são os principais desafios que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) tem pela frente. O diagnóstico foi feito pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, alto representante-geral do Mercosul, durante a homenagem do Plenário ao 20º aniversário de criação do bloco econômico.

- O primeiro grande desafio que se apresenta ao Mercosul é contribuir para eliminar a pobreza no território de cada um dos países que integram o bloco. Sem isso não será possível construir um grande mercado. A presidente Dilma Rousseff já determinou que a grande meta do seu governo é a eliminação da pobreza. Sem isso, não tem como incorporar todos os cidadãos dos quatro países em uma sociedade e uma economia modernas - afirmou Samuel Pinheiro Guimarães.

Com relação à infraestrutura, o embaixador destacou que sem ela não há comércio e sem comércio não há integração. Samuel Pinheiro Guimarães opinou que o comércio dentro do Mercosul só poderá aumentar em condições competitivas se com investimentos na infraestrutura de energia e de transportes. Ele citou como exemplos de obras importantes para a região a ferrovia entre Santos (SP) e Antofagasta (Chile).

O aprofundamento da democracia dentro do Mercosul, na avaliação de Samuel Pinheiro Guimarães, poderá ser feito através do incentivo a uma maior participação popular no processo legislativo e na geração de políticas públicas que digam respeito ao bloco. O embaixador declarou que o fortalecimento da integração permitirá enfrentar a crise econômica, ambiental e política que se abateu no mundo.



24/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe Samuel Pinheiro Guimarães, representante do Mercosul

Samuel Pinheiro Guimarães participa de audiência com representantes brasileiros no Mercosul

Samuel Pinheiro Guimarães sugere ampliação de fundo de fomento à infraestrutura no Mercosul

Itamaraty confirma Samuel Pinheiro Guimarães no cargo de alto representante-geral do Mercosul

Mercosul deve tornar-se projeto de desenvolvimento regional, afirma Samuel Guimarães

Embaixador Samuel Pinheiro defende mais investimentos em infraestrutura de economias menores do Mercosul