Embargo da UE à carne bovina brasileira é tema de audiência na CRA
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) inicia suas atividades este ano com audiência pública, nesta quarta-feira (13), para discutir e analisar o embargo da União Européia à carne bovina brasileira, anunciado na última quarta-feira de janeiro (30).
Foram convidados a participar da reunião, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Rodrigues. A Comissão convidou também o presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio de Salles Meirelles; e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Marcus Vinícius Pratini de Moraes.
De acordo com o anúncio feito em Bruxelas, a União Européia (UE) decidiu impor embargo a essa commodity brasileira, devido à insuficiência de garantias sanitárias e de qualidade oferecidas pelo Brasil. As autoridades brasileiras propuseram um conjunto de 2.600 propriedades, das 10 mil certificadas nos anos anteriores, que estariam dentro dos padrões sanitários exigidos pelo bloco europeu. No entanto, a União Européia aceitou apenas 300 fazendas.
Até o dia 25 de fevereiro, autoridades da Europa enviarão para o Brasil uma missão veterinária para realizar uma nova vistoria nas fazendas produtoras de gado e avaliar suas condições sanitárias.
A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 7 da ala Alexandre Costa.08/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa audiência sobre embargo da UE à carne bovina brasileira
Paim critica embargo europeu à carne brasileira
Ana Amélia critica embargo russo à carne brasileira
Embargo russo à carne brasileira pode chegar ao fim, diz ministro
Stephanes: embargo à carne brasileira tem motivação comercial, e não sanitária
Ana Amélia manifesta preocupação com embargo russo à carne brasileira