Embrapa apresenta alternativas para mercado de rã em workshop



A Embrapa Agroindústria de Alimentos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Rio de Janeiro (RJ), reunirá produtores, empresários e pesquisadores para discutir alternativas para a cadeia produtiva e apresentar soluções tecnológicas para o processamento da carne de rã. O workshop, que será realizado de terça (21) a quarta-feira (22), está dividido em palestras, debates e cursos para a agroindústria. 


Até 2006, segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tinha 170 estabelecimentos ranícolas com produção em torno de 156 toneladas/ano. A região Sudeste se destacava com 57% da produção. Entretanto, a partir de 2000 a atividade entrou em declínio devido a problemas nos sistemas de produção, a burocracia em licenças ambientais e a falta de alternativas para produtos processados. 


Durante o workshop, o Instituto de Pesca de São Paulo apresentará os avanços tecnológicos e arranjos organizacionais na cadeia produtiva, o relato de experiências de empresas e cooperativas como a RanaPiscina e a Coopercrâmma e um painel sobre as perspectivas para oferta e demanda de rãs e derivados feito pelo Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam). 


A Embrapa promoverá aulas práticas para produção de salsicha, patê e conserva de carne de rã. Os produtos processados foram desenvolvidos a partir da carne do dorso, uma matéria-prima que corresponde a 50% do corpo do anfíbio e que é descartada na agroindústria. “A tecnologia conseguiu transformar o que até agora era considerado resíduo na agroindústria em produtos de qualidade nutricional”, afirmou a pesquisadora da Embrapa Ângela Furtado.


No processamento, a pesquisa utilizou técnicas de desossa manual e de separação mecânica da carne. Cada produto recebe tratamento específico de acordo com seu destino, visando manter a qualidade, a segurança e o sabor. 


“O evento será uma oportunidade de diálogo entre a pesquisa e o setor produtivo para compartilhar experiências. Deste encontro podem surgir parcerias para novos projetos que atendam as demandas de mercado”, disse o pesquisador André Yves Cribb, responsável pelo projeto de avaliação e transferência de tecnologia para processamento de carne de rã da Embrapa. 


As vagas para o workshop, que é gratuito, são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com Priscila Castro pelo telefone (21) 3622-9733 ou escrever para mais informações.

 

Fonte:
Embrapa

 

20/09/2010 15:54


Artigos Relacionados


Embrapa apresenta ideia sobre pecuária e efeito estufa em workshop no Quênia

Alternativas energéticas e ambientais para o sistema de transporte serão discutidas em workshop

Embrapa promove workshop para curadores de germoplasma em Salvador

Inscrições abertas para workshop de Produção Independente do Mercado de TV

Embrapa promove workshop sobre pesquisa agropecuária

Embrapa participa de workshop nos EUA sobre pragas agrícolas