Embrapa apresenta aparelho que diagnostica doença de frutas cítricas



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai apresentar durante a 17ª edição da Feira Internacional de Tecnologia em Ação (Agrishow 2010), a Embrapa Instrumentação Agropecuária vai apresentar um vídeo sobre o Photon Citrus, equipamento que permite diagnosticar e controlar a propagação da greening, a pior e mais temida doença que ataca as plantações de frutas cítricas (laranja, limão e tangerina).

Por meio da análise das folhas de árvores das espécies, a novidade consegue produzir um levantamento de mapas de infestação de pomares de maneira precisa e economicamente viável. A greening não possui cura ou tratamento, e é capaz de se propagar em alta velocidade, destruindo plantações.


Atualmente, a doença é diagnosticada através de análise molecular das folhas de plantas em busca do DNA da bactéria causadora do greening. Esse método, entretanto, só pode ser utilizado em folhas que apresentem sinais visíveis da doença.

O estudo é demorado e tem alto custo de execução, fatores que impossibilitam análises de rotina em áreas produtivas com milhares de árvores do gênero. Outras iniciativas como imunologia e coloração com iodo já foram testadas sem muito sucesso.

Entenda o greening

A greening foi detectada no Brasil no ano de 2004, e tem gerado grandes perdas para a produção brasileira desde então. Os produtores de laranja chegam a perder cerca de R$ 50 milhões. A situação se agrava ainda mais para os produtores de suco de laranja, que sofrem perdas de exportação.

O controle da doença é feito por meio de inspeções visuais e aplicação de inseticidas para monitorar o vetor. As árvores identificadas com a praga são arrancadas para evitar contaminação. Quando os sintomas são visíveis o método se torna ineficaz, pois a contaminação aconteceu há pelo menos seis meses. Algumas manifestações chegam a ocorrer apenas três anos depois do primeiro contato com a doença.

A estimativa é que para cada árvore visivelmente contaminada, outras duas estejam em fase assintomática, ou seja, sem sintomas visíveis.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 



29/04/2010 20:23


Artigos Relacionados


Embrapa disponibiliza duas novas variedades de frutas

Tecnologia da Embrapa melhora preservação de diversos tipos de frutas

Morango e frutas nativas do Mercosul são temas de encontros da Embrapa

Embrapa vai liderar rede internacional de pesquisa em ingredientes funcionais de frutas

Embrapa identifica nova doença de urucum em Rondônia

Rádio Senado apresenta especial sobre Doença de Chagas