Embrapa identifica nova doença de urucum em Rondônia
Pesquisadores da Embrapa identificaram a ocorrência de nova doença em lavouras de urucum em Rondônia. Causada por um fungo e conhecida como fusariose, a doença é de difícil controle e pode causar grandes prejuízos, exigindo a eliminação das plantas infectadas.
De acordo com pesquisadores da Embrapa Rondônia, até hoje não foi encontrado nenhum registro científico dessa doença em lavouras de urucum. Os resultados dos estudos deve ser publicado nas próximas semanas.
As plantas doentes foram encontradas em 15 propriedades no município de Corumbiara, o maior produtor de urucum do estado. Cerca de 50 amostras foram coletadas e seguiram para testes em laboratório, onde foi identificado o agente causador, o fungo Fusarium oxysporum.
Quando atacada pela fusariose, a planta tem crescimento prejudicado, apresenta folhas amareladas, perda de folhas e ramos com pontas secas. Nos locais visitados pelos pesquisadores, a doença se manifestou em pontos aleatórios pela lavoura. O fungo ataca uma planta e se espalha pelas vizinhas.
De acordo com pesquisadores, não existem medidas técnica e economicamente viáveis para controlar a doença. Os pés de urucum que apresentam os sintomas devem ser eliminados e a área cercada para evitar o contato com o solo. Os fungos de solo não conseguem se disseminar com rapidez, e isolar a área em que a doença foi encontrada é a melhor saída.
A substituição de culturas também é uma alternativa, pois os fungos da espécie oxysporum são hospedeiros específicos e atacam apenas uma determinada cultura, sem causar prejuízos a outros tipos de cultivo.
O urucum é uma cultura expressiva em municípios do Cone Sul de Rondônia. Do fruto da planta é extraído o coloral, utilizado na culinária, e o óleo, utilizado em produtos cosméticos. Nativo do Norte do Brasil, o urucum é hoje cultivado em várias partes do país.
O trabalho de identificação da fusariose nas lavouras de urucum é resultado da parceria entre a Embrapa Rondônia e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária em Rondônia, que solicitou ajuda dos pesquisadores.
Fonte:
Embrapa
11/08/2010 20:06
Artigos Relacionados
Ministério da Agricultura identifica 1º caso da doença de mormo em cavalo no DF
Embrapa identifica árvores para arborização de pastagens na Amazônia
Embrapa apresenta aparelho que diagnostica doença de frutas cítricas
Estudo da Unesp identifica nova espécie de líquen
Ambiente: Instituto Florestal identifica nova espécie de árvore do Pantanal
Site que identifica oportunidades comerciais para empresas ganha nova versão