Embrapa atua para valorizar riqueza da Amazônia



Presidente em exercício da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tatiana Deane de Abreu Sá, que participa da audiência pública conjunta sobre modelos científicos e tecnológicos para a Amazônia, detalhou os projetos da empresa para a região. Ela contou que a empresa possui centros de pesquisas em seis dos noves estados da Amazônia, estando em ativação centros dos três outros estados.

A pesquisadora também explicou que a atuação da Embrapa na região não se restringe aos centros, mas está espalhada em vários campos experimentais, que possuem laboratórios de referência equipados para pesquisar a diversidade e riqueza biológica da região. Esses centros de pesquisa têm como proposta a integração dos experimentos e conhecimentos entre os diversos órgãos ou instituições públicas de pesquisa, como as universidades.

Ela contou que a empresa atua no estímulo à agricultura, à pesca e à extração sustentada dos produtos agrícolas. A diretriz da Embrapa na região, afirmou Tatiana, é combinar o manejo adequado dos recursos com as atividades de plantio ou criação de animais. A pesquisadora citou como exemplo o caso do açaí, que não somente pode ser extraído, mas também plantado, para elevar sua produção.

Mais informações a seguir



03/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede voto de aplauso para batalhão militar que atua na Amazônia

Mercadante: o 'grande debate será sobre transformação da riqueza do pré-sal em riqueza econômica, social e ambiental'

Raupp: Exército atua com coragem na defesa da Amazônia há mais de 300 anos

Embrapa seleciona bolsistas para projeto na Amazônia

Embrapa identifica árvores para arborização de pastagens na Amazônia

Embrapa desenvolve nova técnica para clonar planta da Amazônia