Raupp: Exército atua com coragem na defesa da Amazônia há mais de 300 anos



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) - ao falar na sessão especial pelo Dia do Exército, nesta quarta-feira (25), em Plenário - destacou a atuação dessa força militar na região amazônica. Ele disse que, de forma corajosa, a corporação enfrenta há mais de 300 anos o desafio de desbravar, ocupar e defender essa região, onde estão situados mais de 50% do território nacional.

- Tudo na Amazônia é imenso: as florestas, os rios, as riquezas minerais. São 5,2 milhões de quilômetros quadrados, que abrigam a maior diversidade do planeta - observou, para acentuar a importância estratégica da região.

Raupp, que falou como líder de seu partido, citou personalidades do Exército que contribuíram para garantir a ocupação e a defesa da Amazônia, entre eles o marechal Cândido Mariano Rondon. Observou que, se essa missão ainda hoje é complexa, muito mais difícil foi no passado.

Na Amazônia, acrescentou Raupp, o Exército sempre trabalha em conjunto com a Marinha e a Aeronáutica. São as três forças que, como observou, proporcionam condições mínimas de infra-estrutura e atendimento social à população em áreas distantes, onde as condições de vida são precárias.

- Esse trabalho silencioso e constante representa uma parcela concreta da colaboração de nossa força terrestre para o desenvolvimento da Nação - reconheceu Raupp, que representa no Senado um dos estados da Amazônia.

O senador colocou em destaque ainda a figura do patrono do Exército, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, a ele atribuindo papel essencial, a seu tempo, para impedir a fragmentação social e territorial do país. Também ressaltou o engajamento da instituição em campanhas sociais em todo o país, bem como sua participação em missões de paz e de caráter humanitário das Nações Unidas, como a do Timor Leste e a do Haiti, esta última ainda em andamento.

25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Azeredo cumprimenta Exército pela defesa da região de fronteira da Amazônia brasileira

Pelotões de fronteira são os braços mais distantes do Exército na Amazônia

Parlamentares querem mais recursos para Exército na Amazônia

Sistema de Defesa do Exército receberá mais recursos orçamentários

Valdir Raupp defende projeto que estabelece moratória de dez anos para desmatamento na Amazônia

Raupp quer mais pólos de desenvolvimento na Amazônia