Embrapa contribui para o aumento da produtividade do setor agrícola, dizem senadores



Durante a homenagem, encerrada há pouco, aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vários senadores subiram à tribuna para ressaltar a importância dessa instituição para a agropecuária brasileira. Eles destacaram como as pesquisas e as inovações produzidas pela Embrapa contribuíram para o aumento da produtividade do setor, o papel do Brasil como fonte de alimentos para o mundo e a capacidade do agronegócio de garantir, com suas exportações, uma balança comercial positiva para o país.

Entre os senadores que discursaram em homenagem à instituição estavam Jorge Viana (PT-AC), Ana Amélia (PP-RS), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Pedro Simon (PMDB-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Waldemir Moka (PMDB-MS) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, lembrou que a instituição foi criada, no início da década de 1970, "em um tempo em que faltava gente especializada no campo e o país precisava adaptar a tecnologia externa antes de aproveitá-la". Ele também ressaltou o papel do Congresso, por "reconhecer as necessidades orçamentárias essenciais à manutenção e modernização dos recursos operacionais da empresa".

Lopes defendeu a aprovação do PLS 222/2008, projeto de lei que tramita do Senado e cria a EmbrapaTec, "que terá por finalidade dinamizar a relação da Embrapa com o setor produtivo e com os mercados de inovação tecnológica".

A Embrapa foi criada em 26 de abril de 1973.



22/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embrapa defende pagamento a quem conservar e aumento da produtividade

Presidente da Embrapa defende aumento da produtividade com preservação ambiental

Senadores cobram redução de juros para o setor agrícola

Novo marco regulatório contribui para a mineração, dizem especialistas

Desmatamento do cerrado contribui para o aquecimento global, dizem especialistas

Senadores defendem maior incentivo ao setor agrícola