Embrapa lança cartilha sobre preservação de matas ciliares no Cerrado



A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados, em Brasília, lançará na próxima terça-feira (20), a cartilha Cerrado: Restauração de Matas de Galeria e Ciliares, como parte da semana comemorativa ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O evento é organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional das Águas (ANA) e Fundação Banco do Brasil.

Com recursos da Fundação Banco do Brasil, foram elaboradas cinco cartilhas sobre boas práticas de gestão dos recursos hídricos. As outras publicações têm como temas: Participação Social e Mecanismos de Monitoramento e Avaliação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH); Água e Mudanças Climáticas; A Integração das Águas: revelando o verdadeiro Aquífero Guarani; e Matriz de Coeficientes de Consumo da Água na Indústria e na Irrigação.

Preservação de rios

A cartilha foi elaborada pelos pesquisadores Fabiana Aquino, Lidiamar Albuquerque, Araci Alonso, Jorge Enoch Werneck Lima e a analista Evie de Sousa. Ela apresenta conceitos e técnicas para conservar e recuperar a vegetação ripária, matas de galeria e matas ciliares, importantes para a preservação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas no Cerrado.

Um dos objetivos da cartilha, de acordo com a pesquisadora Lidiamar Albuquerque, é sensibilizar os agricultores da importânciadas ações integradas para a preservação. “Não adianta apenas pensar uma questão pontual, é preciso ter a visão do contexto da paisagem. O agricultor não pode só se preocupar com o rio que passa em sua propriedade, mas também na área de seu vizinho que pode estar desmatando”, explica.

A cartilha é resultado de coletas de dados realizadas em diversos projetos de pesquisa ao longo dos anos. Em desenvolvimento, o projeto Aquaripária testa métodos para a restauração ecológica das matas ripárias no Cerrado. Outro projeto que utilizará a publicação é o Popularização da Ciência e Tecnologia: espaços de interação no Cerrado, liderado pela pesquisadora Araci Alonso.

Fonte:
Embrapa

 



19/03/2012 20:13


Artigos Relacionados


OSMAR DIAS DEFENDE PRESERVAÇÃO DAS MATAS CILIARES

Meio Ambiente: Instituto de Botânica realiza curso sobre matas ciliares

Exemplos na recuperação de matas ciliares ocorrem no Estado

Liberados cerca de R$ 600 mil para projetos de matas ciliares

Recuperação de matas ciliares ganha novo parceiro em SP

Comissão do São Francisco debate recomposição de matas ciliares