Embrapa lança variedades de feijão para colheita mecanizada
Produtores de feijão terão mais opções para ampliar a produtividade da lavoura. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu três cultivares com alto potencial produtivo e estrutura propícia para colheita mecanizada, reduzindo custos com mão-de-obra e garantindo maior segurança para o trabalhador rural. As sementes das cultivares BRS 9435 Cometa, BRS Estilo (grupo do carioca) e BRS Esplendor (grupo do preto) estão sendo distribuídas sem o pagamento de royalties para a empresa.
A vantagem da BRS Cometa é a sua precocidade, com ciclo de aproximadamente 78 dias entre plantio e colheita. A cultivar ainda é resistente às principais doenças que atingem o grão e apresenta boa produtividade, pode chegar a 2,7 mil quilos por hectares, conforme o estado onde é plantado e a época da safra. Outra característica é a aptidão culinária do grão.
A variedade pode ser produzida nos períodos de seca e chuva em Santa Catarina e Paraná, na estação chuvosa, em São Paulo e nas safras com seca, chuva e no inverno em Goiás e Distrito Federal. Também é indicada na seca e no inverno em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no inverno, em Tocantins e na estação chuvosa na Bahia, Sergipe e Alagoas.
A BRS Estilo e a BRS Esplendor também têm boa produtividade e resistência a doenças. As cultivares podem ser produzidas em todas as regiões do País. Os períodos mais adequados de plantio variam conforme o estado.
Fonte:
Ministério da Agricultura
21/09/2010 10:48
Artigos Relacionados
Embrapa disponibiliza novas variedades de arroz e feijão
Embrapa lança duas variedades de algodão
Colheita mecanizada de cana-de-açúcar cresce no Estado de SP
Agricultura: Colheita mecanizada da cana-de-açúcar é tema de evento no Instituto Agronômico
São Paulo apresenta seis novas variedades de feijão
Embrapa indica variedades de algodão para a próxima safra