Embrapa indica variedades de algodão para a próxima safra
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu duas cultivares de algodão para a próxima safra (2011/2012), que começa a ser plantada em outubro. As variedades, uma convencional e a outra de algodão colorido, são indicadas, principalmente, para a região Nordeste, onde está o segundo maior produtor da fibra no País – o estado da Bahia.
Desenvolvida pela Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB), a BRS 187, de coloração branca, tem alta produtividade e tolerância à seca com rendimento médio de dois mil kg/ha em sequeiro (sem irrigação). A produtividade pode dobrar quando plantada pelo sistema de irrigação. O plantio da cultivar é mais adequado para regiões com pluviosidade acima de 600mm, em culturas puras ou associadas.
Já a BRS Topázio tem uma fibra de coloração uniforme, macia e resistente. A espécie tem tonalidade marrom claro e atende à demanda das pequenas indústrias que trabalham com algodão colorido. A maioria das cultivares existentes, com exceção da BRS Verde, apresenta tonalidade marrom escura.
A variedade tem, ainda, a vantagem de possuir alto rendimento de fibra, 43.5% em média, em ensaios conduzidos no Nordeste. Possui ótimas características de fibra, superando as cultivares coloridas existentes até o momento. A BRS Topázio tem maior percentagem de fibra e rendimento de algodão em caroço. Por conta disso, a produtividade de fibra por hectare em relação às demais cultivares é melhor. Seu cultivo é indicado preferencialmente para a região Nordeste.
As sementes das cultivares já estão disponíveis e podem ser adquiridas no escritório de negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Campina Grande. A Embrapa disponibiliza o telefone 83) 3341-2314 e o e-mail para mais informações.
Fonte:
Ministério da Agricultura
28/02/2011 16:25
Artigos Relacionados
Embrapa lança duas variedades de algodão
Embrapa apresenta nove variedades de milho para safra 2010/2011
Seminário da Embrapa vai avaliar tecnologias para próxima safra de soja
Embrapa lança variedades de feijão para colheita mecanizada
Embrapa desenvolve novas variedades de pêssego
Embrapa apresenta variedades de batatas melhoradas