Embrapa promove evento sobre técnica de baixa emissão de carbono no Mato Grosso



A Embrapa Agrossilvipastoril, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), promove o 2º Dia de Campo sobre Integração Lavoura–Pecuária-Floresta (iLPF) nesta sexta-feira (17). O encontro será na vitrine de tecnologias do Centro de Pesquisas, em Sinop (MT). O sistema iLPF é uma das práticas tecnológicas do Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

No evento, serão apresentadas diferentes opções de culturas para os sistemas integrados de produção agropecuária. Durante o dia, pesquisadores da Embrapa e representantes de instituições parceiras abordarão temas como as plantas forrageiras recomendadas para sistemas integrados, consórcio milho-braquiária em sucessão ao cultivo de soja, espécies florestais e frutíferas, plantas de cobertura e adubação verde, cultivares de soja convencional e tecnologias de produção de milho, sorgo, arroz e feijão. Na programação, além das palestras, os participantes poderão conhecer no campo as tecnologias abordadas pelos pesquisadores.

A estratégia iLPF busca alternar pastagem com agricultura e floresta em uma mesma área. A técnica promove a redução da erosão, a recuperação do solo e incrementa a renda do produtor. Além disso, contribui diretamente com a redução das emissões de CO2.

As árvores das florestas plantadas ajudam a fixar CO2 da atmosfera na vegetação, na biomassa e no solo. Com a introdução no sistema do cultivo de plantas leguminosas, como é o caso da soja, as raízes dessa cultura atuam na retirada de nitrogênio da atmosfera tornando esse nutriente disponível no solo, além de contribuir na fixação de CO2 pelas raízes. No caso da pecuária, com o desenvolvimento de pastagens bem manejadas e de melhor qualidade, há uma redução da emissão de gases pelo trato digestivo do animal.

A meta do governo é aumentar a utilização da integração em 4 milhões de hectares e evitar que entre 18 e 22 milhões de toneladas de CO2 equivalentes sejam liberadas até 2020.

As inscrições para o 2º Dia de Campo sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento. 

Mais informações no site da Embrapa Agrossilvipastoril.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura

 

16/02/2012 15:25


Artigos Relacionados


MEC promove visita técnica a escolas em Mato Grosso

Grupo de trabalho apresentará recomendações sobre economia de baixa emissão de carbono

Especialistas discutem metas para baixa emissão de carbono na agricultura do DF

Rio Grande Sul terá grupo gestor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono será reforçado pelo Fundo Clima

Mato Grosso do Sul recebe evento sobre milho safrinha