Embrapa vai contribuir em projeto de pecuária no Senegal



Uma equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está no Senegal, até o final de maio, para fazer um diagnóstico da pecuária de corte e de leite do país africano. A missão é a primeira atividade do projeto de capacitação técnica em sistemas de produção de responsabilidade da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Embrapa.


O projeto visa a capacitação de um grupo técnico-científico do Ministério da Pecuária  do Senegal. Com os treinamentos, os responsáveis pela execução desse trabalho de cooperação esperam consolidar a política de expansão dos criatórios, com o desenvolvimento rural e a geração de emprego e renda.


A contribuição da empresa, com a participação de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) contribuirá na geração, validação e transferência de alternativas técnicas que permitam o incremento da produção e da qualidade de leite e carne, mediante a introdução e a aplicação de conhecimentos e tecnologias autossustentáveis.


De acordo com dados do Instituto Senegalês de Pesquisa Agrícola, são duas as principais raças criadas naquele país. Andama, reconhecida como a única capaz de sobreviver às condições do sul do país, e a gobra. Aparentemente, a prevalência destas raças está condicionada, sobretudo, à capacidade de sobreviver às limitações impostas pelo meio ambiente.

 

Senegal

Localizado no oeste da África, o Senegal sofre o estrangulamento da intensificação da cadeia produtiva de leite e carne devido a fatores ambientais. O desconhecimento de práticas capazes de minimizá-los é um desafio para o país.


A extensa estação de seca obriga os criadores senegaleses à prática de transumância para locais onde existe alguma disponibilidade de água durante este período, o que dificulta o aproveitamento racional das pastagens nativas.

Saiba mais sobre agricultura e pecuária no Portal Brasil.

 

Fonte:
Embrapa



24/05/2010 12:01


Artigos Relacionados


Embrapa Pecuária Sudeste faz primeiro pedido de patente internacional

Embrapa Pecuária Sudeste promove curso de sementes de forrageiras

Embrapa apresenta ideia sobre pecuária e efeito estufa em workshop no Quênia

Embrapa e Banco da Amazônia fazem parceria para integrar lavoura, pecuária e floresta

CRA analisa projeto que estimula pecuária leiteira

Projeto de Antero beneficia pecuária do Pantanal