Embrapii passa a ser qualificada como organização social



A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) passa a ser uma organização social. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), durante a abertura do 5º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, em São Paulo e publicado em Diário Oficial. A qualificação permite que a entidade opere contratos de gestão com o governo federal, incrementando as atividades de inovação, de maneira a fortalecer a produtividade e a competitividade da indústria brasileira.

Criação da Embrapii

Inspirada na Embrapa, a ação piloto da Embrapii foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A Embrapii objetiva fomentar projetos de cooperação entre empresas nacionais e instituições de pesquisa e desenvolvimento para a geração de produtos e processos inovadores.

Tem ainda como sustentação a necessidade de maior articulação institucional entre os setores público e privado, de modo a complementar a atuação das agências de fomento existentes e as ações em curso, com vistas a uma maior colaboração na promoção à inovação. 

O custeio das interações com as empresas será distribuído entre a Embrapii, o instituto associado e a empresa demandante. Os institutos deverão se relacionar com a empresa via um acordo de colaboração, que deverá estipular metas, cronogramas e garantias de qualidades. Todos esses, elementos auditáveis.

O aporte do governo federal para a Embrapii será de R$ 1 bilhão até 2014, montante a ser destinado a projetos que tenham como base a inovação.

Programa Inova Empresa

O Inova Empresa é um plano de investimento em inovação do governo federal que prevê a articulação de diferentes ministérios e a disponibilização de apoio financeiro por meio de crédito, subvenção econômica, investimento e do financiamento a instituições de pesquisa. Até 2014, serão aplicados mais de R$ 32,9 bilhões em inovação.

Os recursos são destinados a empresas brasileiras de todos os portes que tenham projetos inovadores. O plano apoia setores considerados prioritários pelo Governo, como Saúde, Aeroespacial, Energia, Petróleo e Gás, Tecnologia Assistiva e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O pacote está diretamente alinhado com os esforços da Finep – Agência Brasileira da Inovação na promoção do desenvolvimento nacional por meio do financiamento público a projetos de C,T&I.

Fonte:

Ministério da Ciência e Tecnologia

Instituto de Pesquisas Tecnológicas



05/09/2013 16:36


Artigos Relacionados


Governo do Estado reconhece Fundação do ABC como organização social de saúde

Organização de Seguridade Social elege brasileiro como presidente de comissão permanente

Projeto que altera padrões de organização das Forças Armadas passa na CCJ

Rubmaier nega atuar como contador da organização Cachoeira

Saiba como participar do concurso para agente de organização escolar

Organização social lança guia com iniciativas que afastam jovens da violência