Embratur destina R$ 3,8 milhões para promoção de eventos internacionais no Brasil
Foi publicada nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Programa de Apoio à Captação e ou Promoção de Eventos Internacionais, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Por meio do Programa, o instituto vai disponibilizar R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na captação de eventos internacionais.
“O objetivo é diversificar os destinos turísticos brasileiros para o segmento de eventos”, afirmou o presidente da Embratur, Flávio Dino. Outro ponto positivo do turismo de eventos é que ele geralmente é realizado fora dos períodos de alta temporada de férias. "Por isso, ajuda a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação mais continuada a hotéis e todos os agentes do turismo na cidade", afirma Dino. "Queremos consolidar o Brasil como um dos maiores receptores de eventos do mundo”.
Atualmente o Brasil ocupa o 9º lugar no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), entidade mundial que contabiliza a realização de eventos internacionais. O ultimo dado, referente a 2010, indica a realização de 275 eventos internacionais em nosso País.
O edital apoiará ações de divulgação para captar eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição. O auxílio à captação vai consistir em apoio à candidatura do País (e da cidade) na fase da disputa para ser a sede. “Os temas podem ser técnico-científicos ou esportivos, lembrando que é necessário que o evento já tenha ocorrido em outros dois países que não sejam o Brasil”, acrescenta Dino.
O montante disponibilizado poderá ser utilizado para a produção de material promocional, organização de eventos, contratação de empresa de logística, locação de equipamentos, ações de publicidade e passagens aéreas. Entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem ser beneficiados pelo Programa.
Fonte:
Embratur
20/04/2012 20:01
Artigos Relacionados
Fundação Kellogg destina US$25 milhões para promoção da equidade racial no Brasil
Embratur abre inscrições para feiras internacionais de promoção comercial do turismo
Embratur investe R$ 8 milhões para captação de voos internacionais
Turismo destina R$ 3 milhões para apoio a eventos
Embratur busca captação de eventos para o Brasil
Embratur intensifica promoção do Brasil no exterior para atrair mais turistas