Embratur e Esporte alinham ações de turismo focadas na Copa e nas Olimpíadas
Representantes do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Ministério do Esporte alinharam as estratégias de atuação em ações voltadas para a promoção do Brasil como sede dos grandes eventos esportivos dos próximos anos: a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As discussões foram realizadas na quarta-feira (4).
Segundo a Embratur, o ano de 2012 será para firmar parceria com estados e municípios. O objetivo é atrair turistas, fortalecendo a presença da Marca Brasil, vinculando-a ainda mais à Copa, às Olimpíadas e às Paralimpíadas.
“Na semana passada, estivemos reunidos com secretários de Turismo dos estados que receberão jogos da Copa. Apresentamos a programação da parceria inédita firmada, na qual realizaremos 14 eventos em diferentes países do mundo”, explicou o chefe de Gabinete da Embratur, Paulo Guilherme de Araujo.
De acordo com dados da Embratur, a meta de entrada de turistas estrangeiros para a Copa do Mundo é de 600 mil visitantes, somente no período dos jogos. Para o instituto, é prioridade estimular esses turistas a não somente visitar as cidades-sede, como também conhecer os atrativos turísticos dos arredores e permanecer mais tempo no País. Para o ano de 2014, o total esperado é de 7,2 milhões visitantes internacionais.
Com relação aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, a expectativa é de que 380 mil turistas visitem o País. Ao longo de 2016, são esperados 7,9 milhões de visitantes estrangeiros.
Araujo ressaltou o trabalho realizado pelo instituto desde quando o Brasil foi anunciado sede dos megaeventos. “Todas as nossas iniciativas buscam contribuir para o legado que ficará para as gerações: a imagem do Brasil consolidada como uma nação pronta para ser uma das cinco maiores economias do planeta”, afirmou.
O chefe de Gabinete do Ministério do Esporte, Vicente Neto, ressaltou que a pasta está à disposição para continuar trabalhando em conjunto nas ações de promoção do País associadas aos grandes eventos esportivos. “A união de esforços contribuirá para levar a imagem do País a um novo patamar no mercado internacional. Queremos contribuir para isso, a exemplo de iniciativas exitosas já realizadas”.
Fonte:
Ministério do Esporte
05/04/2012 19:01
Artigos Relacionados
Embratur teme retrocesso no turismo por corte de orçamento em ano de Copa
Embratur divulga ações prioritárias para incrementar turismo em 2012
Embratur define ações para manter crescimento do turismo internacional
Acompanhe as ações da Embratur na Copa 2010 pela web
Para estrangeiros, Brasil está preparado para sediar Copa e Olimpíadas, diz Embratur
Turismo vai formar voluntários para Copa e Olimpíadas no Brasil